terça-feira, 30 de agosto de 2011

10 dicas simples



O ENEM e os vestibulares (seriados ou regulares) estão chegando. É hora de estabelecer prioridades, focar nos estudos. Determinação, coragem e vontade de vencer são alguns dos ingredientes que compõem a receita do sucesso, seja nas provas finais do Ens. Médio, ou nos exames das universidades. Não se esqueça que essas provas serão decisivas para sua vida.


 Adapte essas dicas para o seu ritmo próprio, para obter um melhor aproveitamento nos estudos.

1 – Organização: Cada um tem seu ritmo. Determine seu horário de estudo sem se preocupar com o horário escolhido pelo colega, procure observar os melhores horários para não haver problemas futuros.

2- Dedicação Procure revisar as matérias do dia e mantenha os conteúdos em dia através de exercícios. Procure dividir seu tempo igualmente entre as disciplinas. É comum priorizar o estudo das disciplinas discursivas, mas lembre-se de que o importante é fazer a diferença com outras disciplinas.

3 – Prioridade: Torne o estudo sua prioridade. Intensifique o horário extra de estudos, em casa ou na biblioteca. É hora de desligar o computador e abandonar maus hábitos como Orkut, MSN, Jogos, etc, e lembre-se: o que está em jogo é a sua aprovação.

4 – Recomeço: Para quem vai começar do zero. A dica é não se preocupar com as matérias que perdeu, e sim com o que será dado a partir de agora. Geralmente o conteúdo abordado no segundo semestre é o mais exigido nos vestibulares.

5 – Revisão: Intercale a prática com leitura. Faça revisões de conteúdo através de exercícios orientados pelos professores. Agora é hora de “grudar” ainda mais neles. Nunca deixe dúvidas, procure sempre as respostas.

6 – Casa: Seu quarto tem que ser transformado no seu quartel general de estudos. Procure fazer alguns cartazes para lembrar-se de datas especiais, fórmulas e dicas em particular. Espalhe o material pela parede, cama, porta ou até mesmo no teto.

 7 – Finais de semana: Esse é a hora de usar seus finais de semanas para estudos. Utilize o sábado, pela manhã e a tarde, para estudar as disciplinas, sabendo distribuir as horas equilibradamente para cada disciplina. Aos domingos, estude redação e faça leituras, de preferência pela manhã. Procure ficar atualizado lendo jornais ou revistas com notícias. Utilize o resto do domingo para descansar.

8 – Sono: Uma vida tranqüila requer uma noite de sono tranqüilo. Lembre-se de que o sono é reparador e melhora a capacidade intelectual e o poder de concentração. Evite virar a noite estudando ou com outros afazeres que não dizem respeito ao seu sucesso profissional.

9 – Passado: Refaça as provas anteriores da universidade que você vai tentar o vestibular. Isso vai te familiarizar com o tipo de assunto que é cobrado na primeira etapa.

10– Informação: As informações mais visadas pela mídia podem ser abordadas nas provas, principalmente nas redações. Fique atento ao que é assunto nacional. Uma boa dica para se manter informado é a leitura de jornais e revistas como ISTO É, VEJA e jornais de sua região. A maioria das matérias utilizadas em vestibulares são retiradas dessa bibliografia e em particular nos meses de junho à setembro.


Link de referência: Portal IMM

Nenhum comentário:

Postar um comentário