3° Ano - Fórum

 Argumente sobre o tema proposto, posicionando-se contra ou a favor do sistema de cotas nas Universidades públicas brasileiras. Desenvolva brevemente o seu comentário. Seja objetivo, direto e priorize argumentos comprovados, que fujam do senso comum.

Sistemas de cotas no Brasil -
 um problema a mais ou uma solução?



O Estatuto da Igualdade Racial e a Lei de Cotas estão inscritos no espectro da chamada ação afirmativa, políticas que pretendem privilegiar determinados grupos sociais prejudicados no decorrer da história. No caso do Brasil, os defensores dessas políticas visam sobretudo compensar os negros pela chaga da escravidão. Os dois projetos estabelecerão uma divisão oficial na população apoiada num critério frágil e superado: a raça e a condição social. Seria algo inédito no país desde o fim da escravidão. Entenda melhor a polêmica.







3. Quais os riscos de classificar pessoas por critério racial?
 Ao exigir, por exemplo, que certidões de nascimento, prontuários médicos e outros documentos oficiais informem a raça de seu portador, o Estatuto da Igualdade Racial está na verdade desprezando uma longa tradição de mistura e convivência em prol de categorias raciais estanques. É, na prática, um exercício de discriminação racial, sancionado pelo estado. Em todas as partes onde isso foi tentado, mesmo com as mais sólidas justificativas, deu em desastre. Os piores são as loucuras nazistas e as do apartheid na África do Sul. Ambas causaram tormentos sociais terríveis com a criação de campos de concentração e guetos. Os nazistas exterminaram milhões de pessoas, principalmente judeus, em nome da purificação da raça. Como os seres humanos e a maioria dos animais baseiam suas escolhas sexuais na aparência, a raça firmou-se ao longo da evolução e da história cultural do homem como um poderoso conceito. Em termos cosméticos sempre será assim, mas tentar explicar as diferenças intelectuais, de temperamento ou de reações emocionais pelas diferenças raciais é não apenas estúpido como perigoso.



Biologicamente as raças são chamadas de subespécies e definidas como grupos de pessoas – ou animais – que são fisiológica e geneticamente distintos de outros grupos. São da mesma raça os indivíduos que podem cruzar entre si e produzir descendentes férteis. Esse é o conceito científico assentado há décadas. Recentemente, porém, esse ele foi refinado. Pode haver mais variação genética entre pessoas de uma mesma raça do que entre indivíduos de raças diferentes. Isso significa que um sueco loiro pode ser, no íntimo de seus cromossomos, mais distinto de outro sueco loiro do que de um negro africano. Em resumo, a genética descobriu que raça não existe abaixo da superfície cosmética que define a cor da pele, a textura do cabelo, o formato do crânio, do nariz e dos olhos.







O principal modelo são os Estados Unidos. Lá, uma secular história de discriminação dos negros foi amenizada pela integração forçada nas escolas e nos locais de trabalho. Havia estados em que o casamento inter-racional era proibido. As chamadas ações afirmativas foram instituídas na década de 1960 pelo presidente John Kennedy, num momento em que o país vivenciava o auge de seus conflitos raciais. Determinou-se, na ocasião, que firmas e universidades deveriam reservar cotas ou abrir vagas de forma proporcional ao peso dos negros no total da população americana, cuja fatia é de 12%. A penalidade para os que desrespeitam essa regra era a dificuldade de realizar qualquer negócio com o governo. Outra inspiração veio da África do Sul. Após décadas de turbulência e esfacelamento da sociedade devido ao regime de segregação do apartheid, instituído em 1948, o governo tentou incluir os negros na sociedade branca com um conjunto de "ações afirmativas". Entre elas estava a reserva de cotas para negros em cargos do funcionalismo público e na universidades do país. Há ainda o caso da Índia, onde as cotas foram implantadas há mais de 50 anos para beneficiar os dalits, conhecidos como "intocáveis".


O economista americano Thomas Sowell, pesquisador de políticas públicas da Universidade Stanford e negro, escreveu o livro Ação Afirmativa ao Redor do Mundo, no qual conclui que essas políticas fracassaram em todos os países onde foram adotadas. Aumentou um pouco a inserção dos negros, apenas um pouco, e a um custo desastroso. Nos Estados Unidos, onde as cotas raciais começaram a ser banidas em 1978, houve prejuízos às universidades e empresas sem que a situação socioeconômica dos negros fosse alterada sensivelmente. Desde 1978, por decisão da Suprema Corte, elas são proibidas, seja em universidades, empregos públicos, seja em programas televisivos. Permite-se que haja políticas de incentivo à promoção dos negros, mas nada parecido com cotas raciais, pelo fato elementar de que são, obviamente, inconstitucionais. Na África do Sul, o resultado foi um desastre. A qualidade do serviço público despencou e o desemprego entre os negros subiu de 36% para 44%. Na Índia, as conseqüências foram ainda mais amargas. Numa única escola de medicina do estado de Gujarat, onde havia sete vagas destinadas aos dalits, 42 pessoas morreram num protesto contra as cotas.


Segundo o estudo da Associação Nacional dos Dirigentes das Instituições Federais de Ensino Superior (Andifes) de 2005, o número de negros nas universidades federais corresponde exatamente à sua participação na população brasileira, que é de 5,9% - o número não considera pardos. O economista Marcelo Néri, pesquisador do Centro de Políticas Sociais da Fundação Getulio Vargas, produziu, com exclusividade para VEJA, um estudo sobre a população universitária brasileira, de acordo com a raça. Usando dados do IBGE, Néri descobriu que, comparados a brancos e pardos, os negros são, de longe, o contingente que apresentou as maiores taxas de crescimento nas universidades públicas, entre 2001 e 2003. Nesse período, o número de estudantes negros de nível superior cresceu 55,1%, contra 14,9% a favor dos pardos e 10,4% para os brancos.




Artigo retirado da revista Veja -




Ações afirmativas e políticas públicas de inclusão social


Por: JOÃO DO NASCIMENTO
Karl Marx, historiador alemão (1818 – 1883), um dos teóricos do socialismo científico, afirmou durante sua vida “a sociedade capitalista é antes de tudo uma sociedade de classes” e a “história do homem é a própria luta de classes”. Sendo assim, o conflito social interclasses gera a apropria dos bens e oportunidades sociais por alguns segmentos; é a partir da análise do pensamento de Marx dos propósitos capitalistas que vigoram no Brasil a mais de 400 anos que se insere a exploração do povo afro-descendente como mera ferramenta de utilidade material, força de trabalho e bem comercializável; sem o devido reconhecimento do desmantelamento de centenas de milhares de etnias que compunham o território o continente africano e que dispersaram por todo o mundo ocidental na constituição do capitalismo em suas múltiplas contradições sociais... ( Continue lendo no site Brasil Escola - http://meuartigo.brasilescola.com/sociologia/acoes-afirmativas-politicas-publicas-inclusao-social.htm )
        * João do Nascimento é Historiador formado pela Faculdade de Ciências Humanas de Sete Lagoas, Pós-graduado em Docência do Ensino Superior, Pós-graduado em História da Ciência pela UFMG e Pós-graduado em História e Cultura Mineira pela Faculdade de Ciências Humanas de Pedro Leopoldo/MG

 
ANEXOS:


http://www.seppir.gov.br/noticias/ultimas_noticias/2010/10/estatuto-da-igualdade-racial-entra-em-vigor-hoje-20-de-outubro-em-todo-o-pais
Clique na imagem ou no link  para ler o Texto.





Senadores aprovam Estatuto da Igualdade Racial, mas retiram cotas.  JosieJeronimo - Publicação: 17/06/2010 08h29min Atualização: 17/06/2010 08h51min

O que fica e o que sai

Principais pontos que não foram aprovados no estatuto

# Incentivo fiscal para empresas que contratarem pelo menos 20% de funcionários negros.
# Cota de 50% em universidades públicas.
# Política nacional de saúde específica para os negros.

Principais pontos que permaneceram no texto
# Inclusão de história da África e da população negra brasileira no currículo da educação pública.
# Regulamentação da capoeira como esporte a ser praticado nas escolas públicas.
# Implementação de política de inclusão de mulheres negras.
# Remanescentes de quilombolas terão direito ao reconhecimento de posse de terras.
# Defensoria pública deve se adaptar para fortalecer suporte às vítimas de racismo.
# Incentivo à inclusão do negro no campo, com capacitação para produção agrária.
# Incentivo ao turismo étnico.
# Meios de comunicação terão que garantir participação de negros em filmes e peças publicitárias.




Artigos do Estatuto da Igualdade Racial precisam de regulamentação


As cotas, consideradas uma das principais bandeiras do movimento negro, ficaram de fora do estatuto. Eloi Ferreira de Araujo disse que o estatuto permite regulamentar o sistema de cotas sem a necessidade de que o tema seja discutido no Congresso. O relator do texto do estatuto criticou a declaração.
(Consulte o texto na integra no site do G1 - http://g1.globo.com/brasil/noticia/2010/06/artigos-do-estatuto-da-igualdade-racial-precisam-de-regulamentacao.html )






Argumente sobre o tema proposto, posicionando-se contra ou a favor do sistema de cotas nas Universidades públicas brasileiras. Desenvolva brevemente o seu comentário. Seja objetivo, direto e priorize argumentos comprovados, que fujam do senso comum.

Prof.: Danielle e Auxiliadora




Obs.: Para melhor identificação, ao comentar colocar o nome e turma. Obrigada!

99 comentários:

Giovani Turra disse...

Nossa sociedade é uma sociedade dividida por classes, fato. Pode verificar que os 'negros' são desvalorizados na mesma, não por serem seres menos importantes ou que se diferenciam dos outros além da questão genética, mas sim por fatores passados que acarretaram em preconceitos e outros fatores não muito agradáveis, como exemplo de fator no nosso país temos a escravidão.
Essas classes desfavorecidas lutam por seus direitos com todo seu potencial, hoje em dia como exemplo de luta temos a busca por espaço em universidades.
Se em um país no qual possui um preconceito praticamente encorporado na cultura e o governo não consegue colocar todos em um nível igual, da formação psicológica e educacional os jovens de tons de pele diferenciado não possuem a mesma oportunidade de lazer e nem a mesma oportunidade de formação intelectual. A universidade possui um papel importantíssimo de dar a oportunidade ao que possui uma desvalorização de formação á partir do modo das cotas. Acontecem erros como por exemplo a diferenciação de dois gêmeos idênticos, um aceito como negro e outro não. Lógico que ocorrem erros como em todos planos, mas a colocação de cotas em universidades busca a igualdade de todos e não um preconceito, pois isso já chegou a um ponto irreversível, lhes resta a busca pela igualdade.

Auxiliadora Godinho (professora) disse...

Muito bem, Giovanni Turra, muito boa a sua participação! Então você concorda que há uma necessidade, urgente, em se ampliar o acesso às universidades às pessoas, historicamente, prejudicadas no processo de desenvolvimento econômico e social do país?
De que maneira as cotas raciais podem contribuir? Existem outros caminhos?

Giovani Turra disse...

Sim, as universidades são a saída mais segura.
Cotas raciais são um caminho para encorporar essas pessoas desfavorecidas no mercado de trabalho, mas acredito que ainda pode ser mais aperfeiçoada, como o exemplo de um cotista com menor pontuação tirar um não cotista com pontuação melhor, acredito que em uma universidade deveriam ser criadas novas vagas de cotista para não haver essa discussão que é intensificada por esse motivo.

Dener Rafael Sousa JG disse...

É um assunto polêmico, acredito que a "capacidade" não é foco e sim as circunstâncias. E fácil analisarmos que o negro não tem o mesmo espaço que o branco o difícil é admitir.
Existe o preconceito, ainda que implícito, em muitos lugares.
Acabar com preconceito é uma questão de incluir o negro nesse meio, e se a maneira usada é através das cotas que seja. As cotas vêm pra ajudar um “desfavorecido” na sociedade, o negro desde sempre vem sofrendo preconceito, nada melhor que ele venha a se formar em um curso superior, e ser visto na sociedade de outra maneira, cada vez que vermos um negro, por exemplo, advogado, juiz, ou qualquer outra profissão que de a ele a capacidade de ser superior. Vamos pegar um exemplo: um negro e um branco em uma entrevista de emprego, em sua opinião, qual dos dois sairia bem? Em minha opinião o branco seria visto de maneira diferente, não e mesmo. Então nada mas justo as cotas, com certeza o negro ira ser visto de outra forma.
#JG 

Anônimo disse...

Creio que os sistemas de cotas, em um país como o Brasil não funciona por ser um pais multicultural, essa ideia é do sistema americano que tem em sua cultura a questão racial bem dinfundida.

Anônimo disse...

Dener adorei seu comentário, precisamos ser conscientes sempre em nossas opiniões e atitude. Abraços Elizete.

Danielle (professora) disse...

Gostei muito dos comentários, espero ainda mais participações. Frente ao que já foi questionado Dener, o sistema de cotas no Brasil não acentuaria o processo discriminatório? Ou, poderia ser visto como o primeiro passo das ações afirmativas?

Aline Vitor disse...

O sistema de cotas no Brasil é tão criticado não por ser uma ação afirmativa, mas sim pelo modo como ele foi/é implantado. O que deveria ser uma solução emergencial acabou se tornando um problema, em que ao invés de o governo priorizar o melhoramento da educação pública, preferiu dar espaço a um sistema que no fundo, só destaca mais ainda um preconceito já existente.
Entendo que, os negros talvez não tenham as mesmas oportunidades que os brancos têm, mas que não é o sistema de cotas que deve definir se essa pessoa entra na universidade ou não. Como disse em debate, o que importa é o conhecimento que uma pessoa acumula em sua vida acadêmica e não a inteligência, pois inteligência sem esforço, de nada vale. Exemplo: um branco e um negro que estudam na mesma escola e contam com educação do mesmo nível, estão sujeitos a mesma avaliação nos vestibulares, o negro (sem uso das cotas) tem as mesmas chances que aquele branco, mas o que vai diferencia-los é o esforço e o conhecimento que aqueles dois alunos tiveram.
Para mim, esse método, é uma medida desesperada que o governo encontrou para acalmar as minorias marjoritárias que protestavam por educação de qualidade. Mas educação de qualidade começa na escola, desde a alfabetização, não na etapa final, no ensino superior.

Vinicius Coelho/viniciuscoelhoGS@hotmail.com disse...

Muitas universidades no Brasil estão usando o programa de sistema de cotas raciais. Se trata de garantir uma porcentagem(50%) de vagas nessas
universidades para estudantes negros, com a intenção de pagar
uma divida histórica com esta minoria.
Essa decisão é muito séria, principalmente quando paramos para ver como ele está sendo
realizado, usado. É muito difícil definir quem é e quem não é
negro.
Porque há muitas pessoas afirmando ser
de cor negra somente no momento da inscrição para a prova na universidade e negando a raça em outras ocasiões, ou seja,
muitos estão tentando obter vantagem na prova de
vestibular.
Se o sistema de cotas realmente tivesse que ser implementado, que fosse para estudantes de família de
baixa renda(baixissíma renda), mas não para negros!

Dener Rafael Sousa JG disse...

Obrigado ELIZETE

Dener Rafael Sousa JG disse...

Prof.ª DANIELE, sem duvidas nenhuma, o sistema de cotas e visto como primeiro passo para uma ação afirmativa, a ação afirmativa e definida como medidas especiais e temporárias, tomadas ou determinadas pelo estado, espontânea ou compulsoriamente, com o objetivo de eliminar desigualdades historicamente acumuladas, garantindo a igualdade de oportunidades e tratamento, bem como de compensar perdas provocadas pela discriminação e marginalização, decorrentes de motivos raciais, étnicos, religiosos, de gênero e outros. Portanto, as ações afirmativas visam combater os efeitos acumulados em virtude das “discriminações ocorridas no passado”. No passado ouve grande discriminação contra essa classe, e hoje ainda há, por isso nada, mas justo as cotas.
#JG

Mara disse...

O Sistema de Cotas Raciais, é uma ação afirmativa cuja finalidade é a inserção de negros no ensino superior através da dimimuição de notas de até 25 porcento mais baixas em relação aos outros concorrentes.
Vejo mais pontos negativos do que positivos, já que essa medida vem reforçando o conceto de raça, este desmoralizado pela ciencia.
É muito importante ações que venham inserir pessoas de forma igualitária na sociedade,não acentuar o racismo e a ideia de que brancos e negros devem ser tratados de formas diferentes,em oposição ao que diz a Constituição Brasileira.
Por isso, a finalidade esperada não irá acontecer, pois a solução é investimento em educação de qualidade, seja ela pública ou privada, para que todos possam entrar no ensino superior pelo mérito pessoal.

Mara Regina. 3ºano C

Renata Elisa disse...

O sistema de cotas raciais é uma ação afirmativa que tem como objetivo inserir o negro no ensino superior, na tentativa de romper com o racismo, buscando igualdade. Mas na verdade um novo preconceito acaba sendo gerado, pois com isso, o próprio negro passa a “não se aceitar”, ou seja, faz com que eles se sintam “menores” que os outros.
É perfeitamente justo que os negros lutem por seus direitos, afinal como se sabe eles vem sofrendo com preconceito desde o início dos tempos, e infelizmente essa é uma realidade que perdura até os dias atuais, e dificilmente será extinta; mas não é dessa forma que eles conseguirão respeito, pois como disse anteriormente, o sistema de cotas raciais ao invés de romper com o racismo gerou ainda mais polêmicas.
Enfim, sou contra o sistema de cotas raciais, mas apoio o sistema de cotas sócias, ou seja, um sistema que ajude as pessoas de baixa renda, independente de sua “raça” a ingressar no ensino superior, seja ele em instituição pública ou privada; mas concordo plenamente que não podemos cruzar os braços e ficar esperando por ajuda, pois nós também devemos fazer a nossa parte, pois o maior mérito de um aluno é quando ele se esforça o bastante e consegue os seus objetivos, e se tratando de vestibular, esse é um objetivo extremamente importante.

Renata Elisa Batista 3ºB

gabiroba disse...

Gostei muito de sua contribuição, Zette, continue conosco neste debate, ok?

Lorrainy Bertoldo disse...

Essa atitude tomada pelo governo esta mais do que errada, se a intenção deles era a de ajustar o país promovendo a igualdade social e racial, este não foi o melhor caminho, porque até mesmo para os próprios beneficiados o projeto não igualou nada e acabou por segregar ainda mais as diferenças entre pobres e ricos, negros e brancos. Os negros que se dizem " prejudicados " pela sociedade estão se alto prejudicando , eles mesmos estão se discriminando com as cotas raciais . Pois somente os que possuem pele com mais insulina se beneficiam desse projeto, enquanto um pobre de pele branca que as vezes estudou até mais que um negro, perde sua vaga para um cotista . Então não é justo ceder espaço para pessoas apenas pela cor de pele que ela possui, as pessoas devem alcançar seus objetivos por méritos próprios e não por "proteção política" isso não muda a situação do país e apenas piora as coisas. Se as cotas fossem destinadas ás populações mais carentes com certeza a igualdade social seria questão de anos e adaptação e não questão de cor ou descendência, até mesmo porque entre nós seres pensantes só existe uma raça a humana e é a partir dela que devemos concentrar nossos esforços e vencermos com sabedoria e competência .

Lorrainy Bertoldo . 3° A

Júlia Cunha Campos disse...

A sociedade contemporânea brasileira não possui o pleno direito de se auto declarar desenvolvida,pelo fato de ainda não conseguir lidar com as diferenças,e de,ao tentar buscar soluções para diminuir estas,não obter o sucesso definitivo.O sistema de cotas é um exemplo de tentativa de solução que acarretou em mais discussões e problemas sociais. O objetivo realmente é bom e positivo para esta sociedade tão preconceituosa,e eu acho necessário haver medidas que ajudem a aumentar o ingresso de minorias descriminalizadas nas universidades. No entanto,esse método acabou gerando confusões e mais segregação,pois os brancos se sentem discriminados,alguns negros se sentem inferiorizados e os mestiços se perdem nesse meio. Não é necessário diminuir a pontuação de um curso pra que um negro consiga entrar na universidade. É a partir desse ponto que eu começo a discordar desse sistema.
Há a necessidade de rever os objetivos principais,a forma como está sendo aplicado esse sistema e se ele realmente está beneficiando toda a sociedade. E além do mais,existem tantas minorias descriminalizadas,na mais diversas áreas(educação,trabalho,entre outros),sendo importante criar também métodos para que estas possam viver melhor e com mais igualdade no país(além do negros,temos o exemplo dos homossexuais).
Júlia Campos_ 3°C

Fernanda Romualdo disse...

A ação afirmativa conhecida como Cotas Raciais não pode ser considerada como uma solução para o problema do Brasil. Pois, esse modelo feito a partir de uma copia norte-americano, não foi passada por uma alteração. Tornando essas reservas de vagas em seleções públicas, institucional, pois fere com os princípios da igualdade e da proporcionalidade. Roberta Kaufman autora do livro: Ações afirmativas á brasileira: necessidade ou mito?”, relata que essas cotas pode deflagrar no pais uma "discriminação reversa”, em que grupos de estudantes que tentam ingressar nas universidades públicas sofre ônus importante lembrar também que conseguimos superar a escravidão sem ter uma sociedade com ódio racial. E colocar raça como fator de escolha pode acabar com esse frágil equilíbrio. Considerando os argumentos, sou contra as cotas raciais. Pois essa política afirmativa de cotas no Brasil e muito simbólica. É feita para passar a imagem que o poder Legislativo está preocupado com a questão. Mas essa política não resolve o problema. Pois não á aumento de vagas nas universidades públicas ou oferta de bolsas de estudos.
Assim no Brasil ideia de raça e classe social tem que ser relacionada sim. Mas sem dúvida a melhor coisa a se fazer seria melhorar o ensino público, fazendo grande investimento na educação de base.

Amanda disse...

As cotas raciais são ações afirmativas com intuito de amenizar as desigualdades e aumentar a quantidade de negros que possuam nível superior. Segundo o ESTATUTO DA IGUALDADE RACIAL, a discriminação racial é toda distinção, exclusão, restrição ou preferência baseada em raça, cor, descendência ou origem que tenha por objeto anular ou restringir o reconhecimento dos direitos humanos e liberdades fundamentais.Sendo assim,o próprio estatuto contradiz a existência das cotas raciais, pois esta distinção entre estudantes negros e brancos é uma discriminação racial.
Acredito que esta distinção de vagas exclusivas para negros se assemelha com o Apartheid na África do Sul, pois como ele as cotas sugerem uma legislação separatista por raça.
Entendo que o número de negros com ensino superior é baixo, porém não é a cor da pele que influencia na entrada de um estudante à uma universidade, mas sim o seu conhecimento.
Sei que é pura hipocrisia negar que existe preconceito racial, porém não é com as cotas raciais que isso irá mudar. Mas se um negro entrar em uma universidade de acordo com seu mérito, será visto com outros olhos e será tratado com igualdade, mudando assim o conceito de várias pessoas que os julgam inferiores.

Amanda 3°C

Júlia Campos disse...

A sociedade contemporânea brasileira não possui o pleno direito de se auto declarar desenvolvida,pelo fato de ainda não conseguir lidar com as diferenças,e de,ao tentar buscar soluções para diminuir estas,não obter o sucesso definitivo.O sistema de cotas é um exemplo de tentativa de solução que acarretou em mais discussões e problemas sociais. O objetivo realmente é bom e positivo para esta sociedade tão preconceituosa,e eu acho necessário haver medidas que ajudem a aumentar o ingresso de
minorias descriminalizadas nas universidades. No entanto,esse método acabou gerando confusões e mais segregação,pois os brancos se sentem discriminados,alguns negros se sentem inferiorizados e os mestiços se perdem nesse meio. Não é necessário diminuir a pontuação de um curso pra que um negro consiga entrar na universidade. É a partir desse ponto que eu começo a discordar desse sistema.
Há a necessidade de rever os objetivos principais,a forma como está sendo aplicado esse sistema e se ele realmente está beneficiando toda a sociedade. E além do mais,existem tantas minorias descriminalizadas,na mais diversas áreas(educação,trabalho,entre outros),sendo importante criar também métodos para que estas possam viver melhor e com mais igualdade no país(além do negros,temos o exemplo dos homossexuais).
Júlia Cunha Campos_ 3°C

Giovani Turra disse...

Dá para perceber que a maioria das pessoas que são contra a cota, possuem esse pensamento por serem sujeitos a perderem suas vagas a um estudante cotista com pontuação menor, mas não abrem o olho ao preconceito horrível que ocorre na nossa sociedade independente da vida econômica que o negro possui. Isso em partes é um egoísmo, ao não 'deixar' sua vaga para um homem desfavorecido a tempos no nosso país.

Maria Eduarda disse...

O principal argumento contra as cotas raciais é o Art.5, I, da Constituição Federal, que trata do princípio da igualdade a todos perante a lei, todavia, esta igualdade é apenas legal, uma vez que o Brasil é um Estado capitalista com grandes desigualdades sociais. Afirmar que a sociedade brasileira é plenamente igualitária e justa é um pensamento utópico, uma vez, que ainda há diferenças entre ricos e pobres, homofobia e um racismo mascarado por parte de muitos “cidadãos” a negros e indígenas.
Igualdade em um país capitalista como o Brasil resume-se em igualdade de oportunidades, e as ações afirmativas é um grande passo para esse processo e o caráter das mesmas não se estende somente as cotas raciais, por exemplo, o fator previdenciário das mulheres é menor do que o dos homens, a garantia do passe livre no transporte coletivo para idosos, entre outras. Ser contra as cotas raciais é também ser contra as outras ações, porque elas também favorecem determinados grupos em detrimentos de outros, não por segregação ou favorecimento ilícito, mas para minimizarem o reflexo histórico-cultural e social excludente de um país que afirma ser igual.
Assegurar as cotas raciais, além de, reverter os efeitos de um passado escravocrata é o caminho para melhores oportunidades das gerações futuras crescerem de forma equânime e sem necessitarem de ações afirmativas para serem incluídos socialmente, o que justifica o caráter temporário das ações.

Maria Eduarda Sousa Tavares 3ºC

Heitor Vinicius disse...

Antes era contra as cotas para negros nas universidades, por pensar que os negros são inteligentes e seriam capazes de conseguir chegar até a faculdade ou passar em concurso publico, mas agora tenho uma forma de pensar diferente. Precisa, pois, são discriminados e a maioria dos negros é pobre e não tem condições de estudar em uma boa escola devido a situação financeira, a desigualdade social e a pobreza são problemas sociais que afetam a maioria das pessoas, fazendo com que a cultura se torne diferenciada dai a universidade se torna a maneira de garantir o futuro para estas pessoas.

Heitor Vinicius Arantes de Souza 3°B

Teddy disse...

Se para Monteiro Lobato um país se faz de homens e livros, distinguir uma vaga nas universidades pelas cotas raciais e não pelo esforço gerado por quem trabalha duro nisso é quase que um absurdo. É lembrado em todo o lugar a escravidão que aconteceu no Brasil, porém não convém usar o passado para tentar seguir em frente para um futuro justo, ou seja, criar as cotas pelo motivo de priorizar os negros nas universidades só se constrói um preconceito ainda maior. A cota só serve para diferenciarmos uns dos outros, deixando o mérito acadêmico em segundo plano.
Com base nisso é correto afirmar que, se as cotas são oferecidas para os negros, então quer dizer que eles não são tão capazes como as pessoas brancas? Não seria racismo? Sim, seria um grande racismo e não adianta falar da condição social, pois aí entraremos em outro debate que tornará as coisas ainda mais longas e complicadas.
Sendo assim, o sistema de cotas raciais para negros nas universidades federais é só mais uma forma de prejudicar ambos os lados, tanto quanto os negros como os brancos e pardos. A solução a ser começada devia ser investimento intenso na educação e igualdade social para que tenhamos profissionais dignos de seus cargos.

Igor Bastos Bittencourt 3°A

Eni Junior disse...

Não sou contra as cotas mas sim a forma de como elas
são aplicadas, pq um aluno não precisa de tirar a mesma
nota que os outros,, pois enquanto uns tem estuda bastante
para passar no vestibular podem perder a vaga para outros
que tiram uma nota bem inferior, isso é injustiça, mas o
porem e que a maioria da população brasileira é pobre e a
maioria dessa população pobre é negra, e como são pobres
eles ñ tem acesso a escolas boas, somente acesso a escolas
publicas e vcs sabem como a educação no brasil é um caos,
então como uma pessoa que nasceu pobre e provavelmente vai
morrer pobre vai conseguir entrar numa faculdade particular
sem ter dinheiro para pagar ou em uma escola federal sem
ter tido um bom aperndizado...
ENI JUNIOR 3° ano B

Matheus Bronca disse...

Sou totalmente contra as cotas RACIAIS, pelo simples fato da justificativa usada para atribuir essa ação afirmativa nas Universidades Brasileiras, a IGUALDADE, mas como pode haver uma igualdade atribuindo vantagem a alguns e deixando os outros de lado? Eu digo, se essa ação afirmativa foi criada para a IGUALDADE, porque não existe cotas para ITALIANOS, SUIÇOS, ALEMÃES e ASIÁTICOS? Que igualmente aos AFRODESCENDENTES sofreram pela ESCRAVIDÃO quando imigraram para o Brasil, em busca de melhores condições de vida na segunda metade do Século XIX (após a abolição da escravidão).
E não estou seguindo um senso-comum, na página 224 do Livro "Geografia para o Ensino Médio" escrito por João Carlos Moreira e distribuído pela editora "scipione", é possível ler, sobre a ESCRAVIDÃO POR DÍVIDA, praticada com os imigrantes (colonos) após a abolição da escravidão.
Para finalizar, sou a favor de cotas SOCIAIS, atribuindo mais facilidade para quem não possui uma renda tão rentável, não para atribuir vantagem a uma "RAÇA" que na atualidade pode sim obter uma renda mais que sustentável.
Quem quiser saber mais sobre a ESCRAVIDÃO POR DÍVIDA pode estar entrando neste link:

http://pt.wikipedia.org/wiki/Imigra%C3%A7%C3%A3o_italiana_no_Brasil#M.C3.A3o-de-obra_italiana_para_o_caf.C3.A9_no_Sudeste

Com atenção.
Matheus Bronca, 3*B, Instituto Auxiliadora.

Tatyana disse...

O sistema de cotas raciais tem como finalidade a inclusão de negros e indígenas que anteriormente sofreram com a discriminação de forma totalmente acentuada e explícita, como observado no período da escravidão. Sendo assim, esses grupos consideravelmente desfavorecidos desde a época mencionada, através do sistema de cotas tem uma facilidade maior de ingressar nas universidades.
Acredito que a proposta, o objetivo é muito bom, mas esse tipo de ação afirmativa não é a melhor maneira de resolver esses problemas raciais, até sociais vigentes. Primeiramente porque ela é empregada de forma injusta e desorganizada, pelo fato de haver uma polêmica de quem deve ser considerado negro ou não, por causa da miscigenação que acomete a maior parte da população brasileira e porque muitas pessoas aproveitam essa oportunidade, afirmando serem negros e muitas vezes, na realidade, não são. Também porque eles não são os únicos que não conseguem ter um curso superior, há uma porcentagem muito grande de brancos que não conseguem entrar numa faculdade por não terem condições econômicas suficientes para estudar numa boa escola ou pagar uma universidade particular.
Por isso, o governo deveria priorizar cotas sociais, ou seja, para famílias de baixa renda ou então investir muito na educação básica, desde o fundamental ao ensino médio, promovendo um acesso educacional igualitário para todos, onde conseguiria entrar na universidade realmente aqueles que levaram a sério e se esforçaram.
E em um país, como o Brasil, que uma parte da sociedade é a favor e outra parte é contra, é fato que irá gerar uma grande discussão e polêmica e não havendo uma concordância consequentemente levará ao fracasso, tendo que encontrar outros meios.
Tatyana Thaís Miranda Braga 3°C

Júlio César (Preto, contra o sistema de cotas) disse...

Na atualidade percebe-se uma grande dificuldade de convivência, principalmente pela existencia do racismo. Um exemplo é o sistema de cotas raciais, onde há uma tentativa de integrar pessoas julgadas desfavorecidas no meio universitário.
Qualquer pessoa tem uma parte necessária para ingressar nesse meio, um cérebro, um coração, um pulmão e diversos orgãos que os mantem vivos, a outra parte se chama esforço e nem todos o possuem. Quem quer, consegue.
O inaceitável é alguém que tirou uma nota muito alta, ficar de fora de uma universidade, porque há falta de negros nesse meio. Absurdo não é a falta de negros na faculdade, é a facilidade que eles estão encontrando de ingressar nela, o que está a avaliar é o nível intelectual e a cor da pele não afeta em nada nesse processo de escolha.
O Brasil é um país desigual e continuará sendo, a menos que parem de facilitar as coisas para um grupo de pessoas. Se dizem que os negros são desfavorecidos e precisam de ajuda, os ajudem dando uma base escolar boa, para que esse processo seletivo seja justo para todos, proporcionando um ensino e uma chance igual a todas pessoas brancas, pretas, pardas, já que querendo ou não somos todos iguais.

Náthaly Thayná disse...

A cota Racial foi como um meio desesperador do Governo em querer a igualdade na sociedade, mas como podemos ver, não é exatamente o que está acontecendo. As Cotas Raciais vieram para definir ainda mais a desigualdade existente, provocando discussões. Eu particularmente sou contra, estão aplicando-a de forma negativa, pois estão dando espaço somente para negros de baixa renda, sendo que, a sociedade em geral necessita de uma cota. É bem claro que os negros tenham uma desvalorização, mais não será por esse sistema que os problemas serão resolvidos, acredito que as cotas sociais seriam um meio de diminuir toda essa desigualdade de forma clara, dando oportunidades não só para negros, mas para todas as classes necessitadas.
Náthaly Thayná 3°A

Fabrizzio Torres disse...

O sistema de cotas foi criado nos Estados Unidos na década de 60, tendo em base ajudar algumas pessoas, e o conceito de cotização se aplica a uma parte da população como grupos étnicos ou raciais.
Nas universidades os vestibulandos se sentem descriminados pois as instituições tiram vagas que foram designadas para cada curso e colocam para as diversas cotas, assim o concorrente a cota tem mais possibilidades para ingressar e o vestibulando que não esta fazendo a prova pelo sistema de cotas tem menos chances de conseguir a vaga.
Concluindo sou contra o sistema de cotas nas universidades, porque todos somos iguais perante a constituição com direitos e obrigações a cumprir no pais , afinal todos somos seres humanos e cor não modifica o que somos, com esforço e dedicação nos estudos as pessoas podem alcançar todas as suas metas traçadas.

Fabrizzio Torres 3ºB

Júlia Campos disse...

De fato,nunca discordei ou fechei os olhos para o preconceito racial horrível que permeia a sociedade brasileira. No entanto,não creio que seja uma forma de egoísmo um indivíduo reivindicar uma vaga na universidade que lhe foi desejada e merecida;a pessoa estudou,se esforçou,portanto,possui sim o pleno direito de querer 'ficar' com sua vaga.
Creio que o sistema de cotas não deva exigir esse tipo de atitude,que segrega ainda mais a população.
Júlia,3°C

Anônimo disse...

Sou contra o sistema de cotas raciais, pois existe uma lei que exige direitos iguais para todos, sendo assim se uma pessoa estuda a vida toda pra entrar em uma universidade e tem uma nota boa e não entra, pois sua vaga e tirada por uma pessoa que pode ser que nem precisa dessa vaga. Mas seria bom cotas sociais, pois como o Brasil tem a maioria da população com uma renda baixa,assim todos teriam condições de ter um futuro melhor.
Lorena Loraynne 3°A

ANA CAROLINA disse...

O sistema de cotas foi criado em prol de amenizar desigualdades sociais, econômicas e educacionais entre raças. Porém, essa tentativa de solução não teve o sucesso esperado.
As cotas para negros gera uma grande polêmica. Toda essa polêmica circula entorno do preconceito racial, o qual nunca deixou de existir.
O intuito sobre as cotas em universidades são positivos, mas não são cumpridos devidamente. No entanto este sistema acaba causando certo grau de discriminação com os brancos, e fazendo com que os negros se sintam incapacitados. Sem nos esquecermos de que além de negros, existem outras classes as quais também sofrem grande preconceito.
Sou contra o sistema de cotas e a favor de seus objetivos. Essa questão deveria ser analisada minuciosamente ( até mesmo as outras classes que sofrem qualquer tipo de preconceito) e então decidir se prevalece o sistema de cotas organizadamente ou se exclui este sistema , fazendo com que cada um consiga sua vaga por próprios méritos.

ANA CAROLINA MARTINS LIMA - 3°C

• •Ellen disse...

Ellen
As cotas raciais existiram para ampliar o acesso dos negros as universidades, tudo isso devido ao fato de que os antepassados haviam sido prejudicados devido a escravidão dos negros, que houve em nosso país no início da colonização. Porém, o uso das cotas, que busca a igualdade entre as pessoas, acaba por prejudicar alguns, estes mesmos que se esforçam ao estudar para conseguir o preenchimento da vaga, e por fim, acaba perdendo-a para um negro, afinal, metade das vagas nas universidades federais terá de ser preenchida por negros e isso faz com que, os candidatos que conseguiram ser aprovados acabam por ter um certo preconceito para com estes, ás vezes, não por sua cor, mais devido ao fato de terem ocupado uma vaga que poderia ser conquistada por outra pessoa, se as cotas não existissem. Bem, se a ação afirmativa procura beneficiar os negros, ao fato de sofrerem discriminação social perante a sociedade, novas cotas deveriam ser criadas, cotas para mulheres que sofreram ao serem excluídas perante o direito de votar, ou o salário baixo que recebiam por algum trabalho que quando executado pelo homem, recebia quantia muito maior, ou até mesmo cotas sociais, afinal, nem todo negro é pobre e estuda em escola pública, e nem todo branco é rico e possui um estudo de melhor qualidade. Portanto, conclui-se assim que, cada pessoa, sendo ela: branco, negro, homem, ou mulher, deveria entrar em universidades, por próprio mérito e esforço que teve para chegar até ali.

Ellen Cristina 3º ano B

joão pedro disse...

O sistema de cotas é um assunto que vem sendo discutido com bastante frequência, as cotas raciais são um modelo de ação afirmativa implantado em alguns países para diminuir desigualdades sociais, mas com todos esses recursos a sociedade torna-se ainda mais preconceituosa, pois afirma que essas raças tem menos potencial.A oportunidade existe para todos basta acreditar.

João Pedro 3°B

Laís Pereira 3° ano A disse...

As cotas raciais é um tema polêmico que gera bastante discussão, muitas pessoas não sabe a idéia que defende, o mais importante é saber se é contra ou a favor e além disso deve defender sua causa sem pensamentos raciais. Ser contra é uma decisão difícil de ser tomada porque algo que ajuda uma parte desfavorecida da população beneficente e uma pouco injusta. Na verdade as pessoas acham que tem que merecer para passar para uma faculdade isso é verdade, mas uma pessoa que não teve oportunidades desde o inicio da vida deve ter ao menos uma vez na vida a oportunidade de esta dentro de uma faculdade independente se é negro, amarelo ou branco, mas sim pelas suas condições. Cotas raciais é uma maneira errada de se falar, porque acaba fortalecendo cada vez mais a visão preconceituosa, deveria chamar cotas sociais, com isso haveria um favorecimento as pessoas com condições precárias mais deveria ser um sistema com numero X de vagas e que não tome o lugar de uma pessoa que por seu mérito conseguiu passar para uma faculdade e uma pessoa que é favorecida tirou nota mais baixa e toma o seu lugar nesse caso é uma grande injustiça. A sociedade tem que ser realista, as pessoas deve extinguir da sua vida o preconceito, ai o mundo se tornaria melhor todos teriam oportunidade e com o sistema de “Cotas Sociais” o país poderia sim ter um grande avanço com relação ao sistema de educação, tornando uma escola publica digna. Além de que no mercado de trabalho o patrão tem duas opções uma negra e uma loira ele deve escolher. E com questões como essas é que o sistema de cotas acaba contribuindo cada vez mais a gerar um grande e eterno preconceito para com os negros, deve-se lutar por um mundo mais HUMANO.

Renata Gabrielli disse...

Vivemos em um país onde a discriminação social está presente em todo lugar em nosso dia-a-dia, mesmo ás vezes "camuflado", está ao nosso redor. Muitos dizem que essa discriminação resultou do fato dos negros serem submetidos a escravidão pelos brancos. Devido a isso as cotas raciais foram criadas como ações afirmativas, porém, o uso dessas cotas não é ideal para que o país possa se redimir com estes negros, aliás, o uso dessas cotas que talvez trouxesse benefícios para alguns, pode prejudicar outros, se metade das vagas das universidades federais tem que ser preenchidas por negros, isso faz com que alguns candidatos que se dedicaram tanto aos estudos fiquem prejudicados. O uso das cotas raciais talvez não seja o melhor caminho para acabar com esse preconceito contra os negros no país, afinal, mesmo com as cotas raciais muitos negros continuam sofrendo o preconceito. Sem contar que muitos negros utilizam das cotas raciais para entrar em universidades sem tanto esforço quanto um branco. A cor de cada um não devia importar em nenhum aspecto, afinal, cada um tem que conquistar, o seu lugar e o seu respeito por si próprio e as cotas acabam por beneficiar alguns e tirar a chance de muitos que também lutaram para estar ali. /Renata Gabrielli 3° ano 'A'

Nidiany Ribeiro disse...

Os negros hoje em dia, são discriminados por sua cor mutuamente. No dia-a-dia perdem muitas vezes oportunidades, tanto em ofertas de trabalho quanto na possibilidade de terem um estudo de qualidade. Não deveria haver preconceitos assim, e as cotas raciais, talvez seja um meio de nos redimirmos com nosso próprio passado, porque se a escravidão não tivesse ocorrido aqui em nosso país, não haveria desigualdades assim. As cotas raciais buscam abrir caminhos, para aqueles que possuem menos oportunidades, ou, fazer com que tenhamos um país mais justo. Com a oportunidade de estudo os negros poderiam avançar no mercado de trabalho e mudarem seu nível social de vida, para aqueles que possuem renda baixa. Retirando as cotas raciais estaríamos privatizando aqueles que apenas buscam alcançar um lugar melhor na sociedade e fazer do mundo um lugar melhor, mais digno, humanitário, e de igualdade.

Nidiany Ribeiro 3° ano C

Amanda Raphaela disse...

Sou contra as cotas pelo fato de não concordar com o favorecimento de vagas através do uso de classificação de pessoas, separada entre: índios, negros, pessoas de escolas publicas e até outros. Ao meu ver todos somos iguais e com esforço, interesse e muito estudo todos conseguimos atingir o devido objetivo, independente das chances serem maiores ou menores. Mesmo com a intenção de diminuir a desigualdade racial indígena e etc, as cotas enfatizam que existe uma certa diferença ou desfavorecimentos entre todos, o que de fato não existe.

Amanda Raphaela 3° B

Pedro Victor disse...

O brasil é considerado uma das nações mais desiguais do mundo, sofreu historicamente com a escravidão, que por sua vez deixou marcas na sociedade e como consequencia o racismo ainda é presente.Poriso o sistema de cotas raciais é de grande importância para que haja uma sociedade mais justa e com oportunidades para todos.
O sistema de cotas é um dos caminhos para amenizar problemas econômicos e educacionais.
Segundo o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatistica,os negros representa quase a metade da população brasileira,portanto apenas quinze por cento chegam ao ensino de nível superior.
Na maioria dos casos, eles vem sendo preojudicados em envestimentos básicos ,como, educação , que por sua vez é de baixa qualidade.
Concluo que para uma sociedade mais justa e democrática é preciso que universidades de todo pais participem desse modelo de ação afirmativa, póis somente desta forma iremos conseguir diminuir a desigualdade em toda nação e se tornar uma pais que todos tenha dignidade e oportunidades iguais independentemente de raça e cor.
Aluno : Pedro victor B. costa 3 ano B

Maria Viviane disse...

Perante a lei todos tem os mesmos direitos, enquanto alguns lutam para fazer do Brasil um país sem preconceito, as universidades estão fazendo o contrário oferecendo o sistema de cotas. Sou contra, penso que oferecer vagas especiais à negros, indígenas, só reforça ainda mais o preconceito já existente, fazendo com que os esforços de muitos sejam em vão para garantir uma vaga na universidade. Cotas raciais são uma forma de preconceito, já as cotas sociais são justas,pois proporcionam oportunidades à quem tem baixa renda, mantendo assim, o direito de ter um ensino de qualidade.
Maria Viviane 3º "B"

Beatris Carla disse...

É preciso adotar medidas concretas de combate a elevada desigualdade racial no país, e cotas é um dos meios que o governo achou para a inclusão do negro na universidade, pois é preciso reparar as injustiças e barbaridades causadas no passado a população negra e, principalmente, eliminar o problema do racismo. Porém os críticos questionam sua adequação e eficácia. Um argumento muito utilizado contra a proposta de cotas baseia-se no pressuposto de que a solução para os problemas raciais na educação é a melhoria do ensino fundamental e médio da rede pública de ensino, não discordo e vejo que essa seria uma boa solução, porém uma proposta não interfere na outra. As cotas são uma alternativa emergencial e provisória, e a melhoria da rede publica de ensino exige mais estruturas, qualidade, profissionalismo, entre tantos outros fatores, podendo levar algum tempo para estar por completa. Então, até essa melhoria acontecer os negros vão continuar sem ter a oportunidade de cursar uma universidade pública de qualidade? Não vai ter a oportunidade que lhe foi negada durante décadas? Esse é um dos primeiros passos para que no futuro tenhamos uma sociedade igualitária, onde negros e brancos estarão no mesmo nível social. As cotas é apenas o começo de uma reparação histórica!

Beatris Carla Israel Reis - 3ºC

Verônica Martins disse...

Creio que em um país onde artigos constitucionais alegam que todos somos iguais perante a lei, Art.5°, não deveria existir facilidades para determinados grupos. Na prática o país contradiz aquilo que o próprio determinou.
A meu ver dos fatos analisados a cota para negros pode até resolver efetivamente um problema de exclusão social, porém não de maneira adequada.
Tem-se que a melhor maneira de começar a sanar tais acontecimentos, seja através de melhores condições do ensino público. Não seriam necessárias cotas raciais se todos tivessem a igualdade no ensino básico, para isto acontecer nossos governantes deveria investir cada vez mais no ensino brasileiro.
Quando comecei a me questionar sobre o meu parecer de cotas raciais levantei uma questão. A porta de ingresso para as faculdades devem ser estreitas e passarem por ela apenas candidatos que tiverem mérito pela qualidade de seu saber.
Contudo, quando o aluno ingressa através de bolsas e não por conhecimento, ele estará sujeito a não se adequar ao ”ritmo” e por fim ser retirado da universidade.
Assim, o problema não está sendo resolvido apenas está sendo moldado.
Sou contra cotas raciais e a favor de novas medidas educacionais no ensino básico.


VERÔNICA MARTINS DOS SANTOS 3° ANO A

Renata Elisa disse...

Concordo plenamente com você Júlia; não significa que só porque somos contra o sistema de cotas raciais que nós somos egoístas e/ou fechamos os olhos para o preconceito. É perfeitamente justo que brancos, negros, pardos, amarelos ou indígenas, lutem por seus direitos, só que esse sistema não é a melhor forma para isso, pois o Brasil, um país mestiço que é se torna mais difícil ainda dizer qual é a “raça” de alguém, e mesmo tentando ser o mais democrático possível, sempre uma polêmica é gerada. Portanto como todos nós sabemos, de acordo com a Constituição e a Bíblia todos somos iguais e possuidores dos mesmos direitos, então a melhor forma é buscarmos nos respeitar e cada um fazer a sua parte, aonde essa depende da consciência e do esforço individual de cada ser.
Renata Elisa Batista 3ºB

raafaelan@hotmail.com disse...

Sabe-se que o Brasil possui a segunda maior nação de negros do mundo perdendo apenas para Nigéria. Com um país onde maioria da população possui descendentes negros, como se distingue cada pessoa a sua raça? Com base em estudos científicos, afirmam que não há diferença entre raças e que não se pode diferenciar uma pessoa apenas por sua cor. É visível que o preconceito existe em toda parte e com as cotas raciais, no entanto, é afirmado esse preconceito. A partir do momento em que a Princesa Isabel assinou a Lei Áurea. Lei Imperial n.º 3.353, criada em 13 de maio de 1888, os negros antigos escravos ganharam a liberdade, tendo direitos e deveres a cumprir igualmente a toda nação. Nenhum negro é inferior a um branco, todos possuem a mesma capacidade de se ingressar em um ensino superior independetemente de sua cor. Nota-se que a realidade é bem diferente, com um país onde há tanta desigualdade é fato que haverá pessoas que se sobressaem em comparação as outras. As cotas sociais foram criadas há pouco tempo para designar a entrada de pessoas de baixa renda. Esta sim seria uma boa saída pois ajudaria qualquer pessoa independentemente de sua cor, evitando assim o preconceito.
Rafaela Moraes. 3° ano A

Larissinha... disse...

O sistema de cotas raciais tem gerado grandes polemicas ao longo de seu desenrolar. Segundo o nono artigo da Constituição Federal somos somos iguais independentes de raça,lingua ou cor. Contudo deve se levar em conta as decisões governamentais que dão prioridade a negros; alegam que esse sistema foi aderido para que ouvesse uma melhor interação do negro na sociedade, mas ao contrario do que previam o sistema acabou causando uma separação maior ainda entre os universitarios cotistas e os nao cotitas.
A começar pelo processo de seleção que deixa muito a desejar; os alunos fasem uma intrevista que "decide" quem é negro e quem nao é, um caso nesse processo de seleção que gerou muitas polêmicas foi relacionado aos gemeos e aconteceu na UNB em Brasilia, dois irmãos gemeos de mesmo ton de pele e identicos, um foi considerado negro e outro nao. Como pode se dizer que esse processo é para inserir o negro no ensino superior, a começar pelo processo de seleçõa que é bastante equivocado e não possue tese nem um processo pelo qual ele é feito.
Um outro fator que me instiga a não aprovar o sistema de cotas é a falta de persuasao que muitos tem em achar que o negro não tem capacidade intelectual de passar pelo processo seletivo por meio de provas como todos os outros. Negro não é burro ou menos inteligênte que os outros portanto tem sim capacidade de passar pela prova juntamente com todos os outros.
Todavía se todos somos iguais porque nao criar um sistema de cotas para brancos? O Brasil infelizmente é um Pais totalmente preconceituoso e racista porém não sabe assumir sua posição. È necessario com que tudo seja revisto novos conceitos para se ingressar na universidade e que haja uma melhor valorização do estudante.
Larissa vieira 3ºB.

Wikerson Wister disse...

As cotas raciais no Brasil vieram se espelhando no sistema Norte-Americano, pórem, de forma desigual e injusta; Ela visa ajudar de certa forma os negros a entrarem em universidades.
Já que estamos em um país que busca a igualdade para que cotas raciais?! essa de tal forma coloca os negros como inferiores e incapazes de obter resurados de seus proprios conhecimentos necessitando de uma "Ajuda". Esse sistema visa apenas a entrada de negros e não a entrada justa atravez de sabedoria, afinal a cor de cada um não interfere em sua inteligência e dedicação,o que interfere muita das vezes é a classe social e o preconceito. Assim as cotas raciais beneficiam o que muita das vezes a pessoa menos capacitada deixando de lado as que realmente mereciam estar alí, pelo seu esforço e dedicação. /Wikerson Wister 3° 'B'

luis Carlos disse...

Sou contra.As pessoas devem ser avaliadas por sua capacidade e não por sua cor,nem raça.Mesmo que digam que há grandes dívidas sociais com a população negra,imagino que a melhor solução para que o diploma universitário seja uma forma de elevação social,e a melhoria do sistema público de ensino, pois uma pessoa branca que se preparou a vida inteira para o vestibular em alguns casos perde sua vaga para uma pessoa que tirou uma nota inferior mas e adotada no sistema de cotas tendo prioridades,sendo assim desvalorizados por si mesmo,pois não acreditam em sua capacidade e adotam o sistema de cotas.Quando o ensino público tornar-se de qualidade todos passsarão a ter condições iguais para ingresso em cursos superiores.Ninguém aprende mais ou menos pela cor da pele, mas sim pela qualidade do ensino que lhe dão.

Luis Carlos Dos Santos Junior 3°C

Robson Willian disse...

A discriminação por raça no Brasil esta cada vez mais constante, pessoas julgam outras pela cor da pele, alegando não serem capazes de realizar tarefas, como ocupar cargos ou vagas, Um grande exemplo disso é a entrada de negros nas faculdades, e com isso foi criada as cotas, uma “ ajuda “ para que negros possam entrar em universidade. Eu Particularmente NÃO SOU AFAVOR de cotas para entrada de negros em universidades.
De acordo com a Constituição Federal, Art. 5º
“ - Todos são IGUAIS perante a lei, sem DISTINÇÃO DE QUALQUER NATUREZA, garantindo-se aos brasileiros e estrangeiros residentes no País a inviolabilidade do direito à vida, à liberdade, À IGUALDADE, à segurança e à propriedade."
Se somos todos iguais porque os negros necessitam dessa “ajuda”?!
Muitos dizem que os negros não possuem condições financeiras para entrar em uma boa faculdade, e que as cotas são para facilitar sua entrada, Mais se o problema é financeiro a ajuda não devia ser por raça e sim por classe social e pela condição financeira do individuo.
De certa forma, as cotas raciais são na verdade uma influencia para que haja mais preconceito, influenciando a sociedade e ver os negros com um olhar de inferioridade, de não serem capazes de adquirirem resultados pelo seu próprio conhecimento e esforço próprio.
Robson Willian Morais de Sousa 3° ‘B’

Fernando disse...

Sou contra.Eu sou contra qualquer tipo de discriminação,seja ela qual for,e a partir do momento que negros que possuem baixa renda podem usufruir do direito de ocupar vagas destinadas especialmente para eles, vc está automaticamente descriminando todos os brancos de baixa renda,e isso não está certo.acho isso inclusive ofensivo aos negros,concordo com a iniciativa da criação de vagas para alunos de escolas públicas,que não teriam condições de pagar uma faculdade particular,mais para os alunos de todas as raças. O governo tem é que melhorar a qualidade do ensino público para que todos possam concorrer de igual pra igual, pois negros e brancos tendo o mesmo nível de ensino e tendo interesse conseguiram sua vaga em qualquer uma faculdade.

Fernando Felix Batista Junior 3°c

Yago Danilo disse...

Eu não sou a favor das cotas raciais, não pelo fato de não conseguir entrar em uma universidade por este sistema ou muito menos por não reconhecer todo o sofrimento dos negros no passado ( pelo contrario reconheço que o passado histórico dos negros foi um absurdo e totalmente desrespeitoso ao ser humano e seus direitos) ,mas sim por não acreditar que as cotas irão cumprir seu papel.
O sistema de cotas irá gerar ainda mais preconceito , descriminação e separação racial em nossa sociedade, fato que pode ser comprovado principalmente com o depoimento de dois alunos negros e cotistas da Universidade de Brasília no documentário "Raça Humana" (documentário feito pela UNB - Universidade de Brasília, disponível em http://www.youtube.com/watch?v=y_dbLLBPXLo ), no qual o primeiro aluno(Momento 23:32 do vídeo) "revela que as pessoas o tratam de forma diferente quando ele revela ser cotista", já o segundo aluno (Momento 23:39 do vídeo) retrata que "muitos alunos que são cotistas possuem medo em falar sobre o assunto" fato que mostra que as cotas levam esses alunos a descriminação e sentimento de medo , justamente por terem entrado na universidade com uma nota de corte menor, o que pode acarretar um maior preconceito com os negros, já que as cotas transmitem exclusividade a um certo grupo, gerando um sentimento de revolta no aluno não cotista, que pode levá-lo a deduzir que aquele aluno negro conseguiu entrar na universidade apenas devido as cotas raciais,levando a uma desvalorização social e moral das pessoas negras, pois gera o sentimento de inferioridade e incapacidade por parte de uma pessoa negra, aumentando assim ainda mais o preconceito e a descriminação.

Yago 3° ano A.

Jéssica Sanches disse...

O sistema de cotas raciais é uma ação afirmativa do governo criada para reservar vagas em Universidades para negros e índios. Como tentativa de solucionar as desigualdades raciais e o preconceito com os negros, que existe desde a época da escravidão, esse sistema tem gerado muita polêmica.
Sou totalmente contra essas cotas, pois elas são racistas. Elas foram criadas com o objetivo de diminuir o preconceito racial, mas a ação em si já é preconceituosa. O fato de a pessoa ser negra não quer dizer que ela seja menos capaz que uma pessoa branca de conseguir uma vaga na universidade. São totalmente injustas, pois uma pessoa tira uma nota melhor e tem sua vaga usurpada por um negro que tirou uma nota muito menor e passou pelas cotas.
Se os negros estão buscando a igualdade na sociedade, as cotas estão fazendo justamente o contrário. Elas separam os negros dos brancos na hora do processo de seleção da instituição.
O que deveria existir são as cotas sociais, que priorizaria o ingresso de pessoas de classes sociais desfavorecidas e de renda baixa, ou um investimento alto na educação pública para que na hora do vestibular todos concorram de igual pra igual.
/Jéssica Sanches 3° ano "A"

Renata Gabrielle disse...

Infelizmente no nosso país,ainda existe o preconceito.O Governo criou o sistema de cotas com a intuição de melhorar a descriminação com os negros.Eu sou totalmente contra,pois ao invés de melhorar,ele só aumenta a descriminação,sendo assim os negros continuarão sendo vistos de maneira diferente e sendo julgados por estarem lá por causa do sistema de cotas e aceitando a cota para negros, estaríamos deixando subentendido a visão de que os mesmos são inferiores.O Importante não é a cor de pele de cada um,o aluno deve ingressar na faculdade por seu preparo independente de qualquer coisa.Ao invés do governo criar cotas ele deveria melhorar as condições de educação e saúde de todos os miseráveis, sem olhar a cor da pele.

/\/\aikel Aguiar' disse...

o sistema de cotas raciais foi criado com o intuito de diminuir as desigualdades sociais,economicas e educacionais entre raças.É uma medida que cria uma determinada reserva de vagas para uma "classe desfavorecida".
EU sou contra as Cotas Raciais,ela foi criada para visar a Igualdade,mas nao penso assim pois com as cotas raciais fica uma ideia de desigualdade, já que os negros nao disputam as vagas de igual para igual
Maikel aguiar' 3°C

Weliton Barroso disse...

As cotas raciais são um modelo de ação afirmativa implantada para armenizar o sofrimento dos negros, que sofreram desigualdades só porque tinham a cor da pele escura.
Porém em um pais onde muitas pessoas lutam contra o racismo, o sistema de cotas não está tão favorável, pois isto aparenta que os negros são menos inteligentes que os brancos.
O sistema de cotas é uma medida que ainda deve ser estudada, por dar oportunidade aos negros, mas ao mesmo tempo tirar a chance de muitos brancos, que na maioria das vezes perdem as suas vagas para pessoas negras que tiraram nota inferior.
Uma medida favorável seria a substituição de cotas raciais por cotas voltadas para pessoas que não tiveram uma formação digna e que não tenham condições financeiras nescessarias para entrarem em uma faculdade.

Weliton Barroso Silva. 3º ano B

Anônimo disse...

Janaína Chaim 3anoA
Sistema de cotas.
O sistema de cotas raciais vem sendo um assunto bem questionado ao longo de seu funcionamento.Varias pessoas estão fazendo a mesma pergunta:Como a sociedade vai mudar se as leis exercidas sobre ela impõem uma diferença racial?

O sistema de cotas é um sistema falho não só no Brasil como no decorrer dos países em que esse sistema foi adotado,embora que nos Estados Unidos depois de o sistema de cotas ser retirado ouve uma grande mudança no comportamento da sociedade onde o racismo havia diminuído gradativamente.Mas comparando com o Brasil nos EUA o racismo já era assumido e existiam leis contra qualquer problema que envolvia descriminação por cor,sejam eles estupros, assaltos,espancamentos,e até mesmo para o que chamamos de bolling .Já no Brasil o racismo não foi admitido em nossas leis tornando o sistema de cotas mais uma maneira de separar a sociedade branca da negra impondo a desigualdade de com.
Outro assunto também muito abordado é a identificação da cor de um individuo em sua documentação,isso impõe que quem for negro terá menos privilégios e será automaticamente discriminado em qualquer ambiente incluindo no mercado de trabalho.Dando privilégio exclusivo ao branco o que dividiria ainda mais a sociedade e não resolveria os problemas racistas que temos hoje em dia.
Esta na hora de o Brasil e o povo brasileiro assumir o preconceito racial e lutar por soluções contra esse problema.

Juliana Nogueira disse...

Num País como o Brasil no qual se há uma grande nível de miscigenação,ter preconceito racial é a mesma coisa de se contradizer pois a maioria dos brasileiros(por mais que se considerem brancos) possuem características indigenas ou negras, com isso as Cotas Raciais foram criadas para que de certa forma amenizar essa situação.
Já que se sabe que a discriminaçao racial vem de muito tempo e sabe-se também que nunca foi feito nada anteriormente para que os negros tivessem direitos igualados aos dos brancos,as Cotas Raciais em Ação Afirmativa é a saída para que Universidades capacitem mais negros ao mercado de trabalho e assim abrindo novas portas para o futuro e do Brasil cuja a lei garante igualdade para todos, mas sabemos que não é bem assim.
Juliana Nogueira 3º ano "A"

Anônimo disse...

O Sistema de Cotas Raciais é um sistema que quer ajudar e favorecer os negros mais nem sempre é o que acontece e ele tem seus pontos positivos e negativos e esse assunto vem gerando muitas discussões e polêmicas quando se refere dele. Mais não importa a cor da pele,raça ou situação financeira para qualquer um entrar em uma Universidade o que vale mesmo é o seu conhecimento,sua capacidade e a força de vontade perante o estudo.Se um branco consegue entrar em uma Universidade o negro também consegue pois somos todos iguais só por que alguns tem a pele mais escura tem mais privilégios? E tem muitos negros que não aceitam ser cotistas e vêem isso como preconceito e pensam que eles não tem capacidade de entrar na Universidade como um branco.E por ter o ponto de corte menor eles conseguem entrar mais fácil e as vezes ele fica no lugar de um que saiu muito bem.Hoje em dia nada interfere de um aluno entrar em uma Universidade pois existem bibliotecas e centros de comunicação a disposição de qualquer um que queira se beneficiar e se manter informado de tudo.
Eu sou contra pois somos todos iguais e temos os mesmos direitos e pele não interfere em nada.Se lembrar um dia que entrou na Universidade por seu própio mérito e não por ser um cotista.
Elyza Neves - 3ºC

Elyza disse...

O Sistema de Cotas Raciais é um sistema que quer ajudar e favorecer os negros mais nem sempre é o que acontece e ele tem seus pontos positivos e negativos e esse assunto vem gerando muitas discussões e polêmicas quando se refere dele. Mais não importa a cor da pele,raça ou situação financeira para qualquer um entrar em uma Universidade o que vale mesmo é o seu conhecimento,sua capacidade e a força de vontade perante o estudo.Se um branco consegue entrar em uma Universidade o negro também consegue pois somos todos iguais só por que alguns tem a pele mais escura tem mais privilégios? E tem muitos negros que não aceitam ser cotistas e vêem isso como preconceito e pensam que eles não tem capacidade de entrar na Universidade como um branco.E por ter o ponto de corte menor eles conseguem entrar mais fácil e as vezes ele fica no lugar de um que saiu muito bem.Hoje em dia nada interfere de um aluno entrar em uma Universidade pois existem bibliotecas e centros de comunicação a disposição de qualquer um que queira se beneficiar e se manter informado de tudo.
Eu sou contra pois somos todos iguais e temos os mesmos direitos e pele não interfere em nada.Se lembrar um dia que entrou na Universidade por seu própio mérito e não por ser um cotista.
Elyza Neves - 3ºC

Guilherme Mateus disse...

De fato a nossa sociedade tem um grande problema com o preconceito e a desigualdade social, mas um sistema de cotas favoráveis aos 'negros' não muda nada na sociedade.
Todos que sofrem ou já sofreram preconceito buscam por igualdade, se todos nós somos iguais, então todos temos a mesma capacidade de ingressar em uma universidade sem a necessidade de cotas.
Sistema de cotas para 'negros' eu acho até que seja preconceito, pois condiz que um 'negro' tenha uma menor capacidade que outro homem qualquer.
/ Guilherme Mateus 3° Ano "A"

Dominik disse...

Cotas? Eu sou totalmente contra...Sou a favor das cotas sociais, ou seja, que não seja por raça, até por que negros falam que todos são iguais então tem que provar estudando e passando como qualquer indíviduo...Cotas humilham aqueles que por mérito e boa pontuação, deveriam estar estudando e não perdendo vagas por causa de benefícios em prol de somente uma raça..Sistema de cotas é racista entre ambas as partes, ou seja, é racista para quem é branco e negro ao msm tempo...
Raças existem e é biologicamente comprovado, mas a questao é: uma raça pode ter mais direitos que a outra?
O grande desafio da educação no nosso país não é incluir uma raça, é incluir todos, dentro de um sistema de educação de qualidade.
Os direitos devem ser iguais entre todas as raças.
Se ha um desequilibrio social, tem que ser corrigido atraves de politicas publicas de combate a pobreza e nao politicas que levam em consideração a cor da pele.POR FAVOR GOVERNO, EDUCAÇÃO DE QUALIDADE PARA TODOS!

Dominik Batista 3º Ano 'A'

Cadu disse...

As cotas raciais são um modelo de ação afirmativa implantado em alguns países para amenizar
desigualdades sociais, econômicas e educacionais entre raças com no minimo 20 por cento reservas
das vagas nas Universidades Públicas, deixo claro que meu posicionamento é contra as cotas raciais.
No meu entender, vem pra causar racismo entre a população com atitudes que privilegiem determinados
grupos sociais representa uma ironia, privilégios a grupos específicos significa identifica-los como menos
capazes que os demais.
Assegurar que cotas raciais recuperam a idéia, de que o ser humano se divide em raças,oficializando aquilo
que se quer combater no país. Sempre dividem negativamente as sociedades onde são implantadas, gerando o ódio
das pessoas que não entraram na Universidade, apesar de terem obtido uma nota maior ou igual do que os cotistas
nas provas de vestibular um erro isso.
Segundo Universidades muitas vagas para cotistas não são prenchidas quando abertas, seria a falta de interesse dos próprios
cotistas ou por não correrem atrás, que com isso sem as cotas raciais essas vagas poderiam ser prenchidas com certeza por outros
participantes.
Sendo assim o sistema de cotas raciais para negros nas universidades federais discrima um tal branco mais pobre,
então superar uma injustiça produzindo outra não parece ser o melhor caminho para as Universidades. Não as Cotas Raciais !

Carlos Eduardo ( Cadu ) 3° ano ''C''

Yago Danilo disse...

O uso de cotas raciais não irá solucionar os erros do passado, e muito menos acabar com o preconceito de muitos (que infelizmente existe em relação aos negros) , como exemplo temos a pesquisa do "G1 Economia" (por "Fábio Amato" , disponível em http://g1.globo.com/economia/noticia/2011/05/diferenca-do-salario-entre-brancos-e-negros-cai-mas-ainda-e-de-464.html ) ," segundo os dados da RAIS(Relação Anual de Informações Sociais) embora a taxa de diferença entre o salário ganho por negros e brancos em uma mesma profissão tenha demonstrado certa queda, ainda apresenta um alto índice, principalmente entre os que possuem um nível superior, tendo o negro sempre com ganho de salários menores", desta forma a maior facilidade de ingresso do negro na universidade não irá corrigir a sociedade e compensar pelo passado histórico do negro, pelo contrario, mesmo com a integração das cotas raciais o preconceito e a discriminação ainda continuarão na sociedade. Uma saída para isto seria começar desde cedo um trabalho mais intenso de respeito racial entre as crianças, onde os pais e os professores vão ter um papel fundamental, para assim realizar mudanças nas pessoas, tentando desta forma eliminar o preconceito.

Yago, 3° ano A.

joão pedro disse...

O sistema de cotas, não pode ser justificado pela cor.Essa política não deveria ser aceita pois todos tem as mesmas oportunidades de entrarem nas faculdades federais ou estaduais, sendo que todas são por provas que testam os conhecimentos.Essa ideia se torna patética as vezes como aconteceu há algum tempo atrás, dois irmãos gêmeos idênticos, um foi aprovado pelo sistema de cotas e o outro foi reprovado.Infelizmente o Brasil ainda não percebeu que foi a maior falta de respeito com as pessoas que trabalharam e lutaram para conseguir essas vagas nas universidades.

João Pedro 3°B

Anônimo disse...

Negros mostrem a todos que vocês conseguem se superar sem qualquer tipo de beneficiamento pois todos vocês são capazes de serem ótimos em qualquer profissão, incentivos não faltam.

ADREZINHO DA STRONDA

Valéria Barbosa disse...

O sistema de cotas é uma ação afirmativa,cuja finalidade é diminuir a desigualdade socieconômica entre diferentes raças.Essa tal finalidade não é bem desenvolvida,pelo simples fato dessas cotas raciais serem discriminativas, pois o ingresso de pessoas em unidades educativas está sendo avaliada pela cor da pele e não pela capacidade intelectual do indivíduo.É revoltante, imagina uma pessoa que estuda o ano inteiro e perde a vaga pra outra que só conseguiu superar a nota por ser "negro". Beneficiar um negro pela cor da pele é racismo, todos são iguais perante a lei. Eu acho que o governo deveria melhorar a educação do país, não criar cotas em universidades, pois no dia que a educação for de qualidade estaremos em equidade. Valéria 3°ano 'B'

Layanee disse...

Cotas raciais são modelos de ação afirmativa implantada em alguns paises para amenizar as desigualdades sociais .Este tema gera muitas discussoes pois exitem pessoas contra e outras a favor.Mas desde da antiguidade os negros sofrem com o preconceito isso é um fato. Acho que os negros estão certos de lutar para uma vida melhor afinal eçes á sofreram bastante com o preconceito , ecravidao etc.Eu sou contra esse sistema pois acho que com esse sistema de cotas os alunos nao entram por merito academico e sim por cor , acho errado pois cor não define a ninguem, acho que para melhor solução deveria existir sistemas de cotas sociais que prioriza a entrada de pessoas de classe baixa que não tem condição de pagar uma faculdade , e que todos tem capacidade num é cor de pele que vai faze-lo menos capaz...
Layanne Cristina 3ºB

Paulo Henrique disse...

Incansavelmente o Brasil luta contra o preconceito, o sistema de cotas é uma das piores formas de representar essa luta.
Os negros com as cotas raciais estão tentando obter vantagem na hora de ingressar na faculdade, eu acho isso muito errado, a faculdade é para quem se esforçou e se preparou toda a sua vida de estudos.
Injustiça muito grande com os alunos que obtiveram uma nota maior ficarem de fora, pois alguns alunos que se declaram negros entraram por cotas com notas inferiores, sabendo que nossa realidade hoje apesar de desigual negros e brancos estudam nas mesmas instituições publicas ou privadas.
Os negros não são piores do que os brancos, e uma boa forma de mostrar isso é conseguindo entrar em uma boa faculdade sem precisar de benefícios como as cotas para se inserir a este meio.
Talvez uma solução mais apropriada seria a criação de cotas para alunos do ensino publico e do ensino privado.

Paulo Henrique Cotrim de Carvalho
3º "B"

José Luís disse...

Inicialmente, quero deixar bem claro o meu posicionamento contra as cotas raciais, e a favor no caso de ações afirmativas diferentes, no caso cotas sociais.
O sistema de cotas é uma das ações afirmativas, utilizada por algumas universidades, com o intuito de inserir raças antes prejudicadas ao longo da história do país, principalmente os negros durante a escravidão, à educação e aos novos padrões de vida, com maiores oportunidades de emprego, e ascensão na escala social, mas se torna um problema quando o próprio sistema separa as mesmas raças, contrapondo os princípios de igualdade racial dentro de nosso país.
Este assunto tem gerado grande discussão não só entre estudantes, como integrantes da política, assim como também no meio social do cotidiano, pois muitas pessoas ficam revoltadas com essa situação pelo fato de às vezes estarem sendo prejudicadas pelas cotas, porque às vezes mesmo que um estudante tire uma nota alta, após anos de dedicação, um cotista pode tomar sua vaga com uma nota muito inferior. E às vezes essas vagas nem são preenchidas. O que se torna um grande problema.
Me declaro a favor de cotas sociais , nas quais são avaliadas a renda de um indivíduo desfavorecido pelas suas condições de vida, às vezes por problema de desemprego, às vezes por abandono , entre outros fatores essas pessoas necessitam mais de uma formação , assim estará incluindo muitos cidadãos em um todo , sem que haja separação por cor de pele, mas uma ação afirmativa que realmente vale a pena .
Encerro reafirmando que sou contra as cotas raciais, lembrando que pra mim todos os argumentos a favor utilizados não são coerentes, todos vivemos num mundo globalizado, então igualdade é um grande passo para se resolver todos os problemas, então não devem existir linhas entre as pessoas, pois se utilizam elas para separar algo, neste caso o necessário é unir todas as coisas, todos somos seres humanos.

José Luís 3°ano C

Renata Gabrielli disse...

Para mim, hoje, é difícil se posicionar frente ao sistema de cotas, contra ou favor, porque o senso comum de muitas pessoas julga que se você se posiciona contra você está sendo preconceituoso, discriminativo, e se você é favor você está sendo incoerente ao concordar com o sistema que através de uma ação afirmativa se foca em acabar com vestígios de um passado escravocrata. Na minha opinião o sistema de cotas é aplicado de maneira errada e injusta, pois as cotas acabam por privilegiar certas pessoas. A resolução do problema seria a aplicação de cotas sociais, porque assim oportunidades seriam dadas aquelas que no decorrer de suas vidas tiveram um percurso exigente, falando-se em educação, saúde, etc. Não podemos dizer que o estudo em escolas públicas seja ruim, mas o estudo que provem escolas de escolas particulares por exemplo, possuiu uma qualidade muito avançada, e não quer dizer que so estudam em escolas boas alunos brancos. Se cotas sociais existissem as oportunidades seriam dadas a pessoas de baixa renda, que através do estudo poderiam alcançar um lugar melhor na sociedade. Privilegiar a entrada de negros com metade das vagas nas universidades. Diminui até mesmo a qualidade de aplicação nos vestibulares, sendo que se as cotas não existissem, a concorrencia e o esforço seriam iguais por ambas as partes.

Renata Gabrielli 3° A

Edson Silvio disse...

As cotas raciais são ações afirmativas com o intuito de envolver raças antes prejudicadas, desencadeadas pelo racismo ou de fatos passados que atrapalhou o desenvolvimento de algumas dessas, e assim fazer com que tenham oportunidades nos estudos e mercado de trabalho, fundamental no mundo desenvolvido de hoje.
Sou contra o sistema de cotas, por inúmeros fatores, a começar pela falta de oportunidade de outras pessoas que às vezes enfrentam inúmeras dificuldades financeiras para viver e que necessitariam de uma oportunidade em faculdades e até mesmo aquelas pessoas que se esforçam muito para conseguir uma vaga, e no fim acabam perdendo pra alguém que pode até ter tirado nota menor.
Outro motivo é que se luta por igualdade hoje em dia, e quando está separando as pessoas em raças, acaba refletindo mais um traço de desigualdade e então até encaro o sistema de cotas raciais um certo preconceito, porque ninguém é melhor que ninguém, todos somos iguais independentemente de cor, cultura, modo de se vestir, entre outros, todos somos seres humanos e iguais perante a Deus.
Eu sou a favor de cotas sociais, pois pode ajudar a uma grande parte da população, sem que haja nenhuma separação. Porque pessoas necessitadas existem independentemente de cor, e essas pessoas sim necessitam de uma oportunidade. Pois somos de cores diferentes, mas nosso intelecto normalmente é o mesmo, a única diferença é os graus de ensino, onde alguns se beneficiam justamente pelo fato econômico.
Portanto é importante tomar uma medida cautelosa em relação a esta questão, pois a idéia dessa ação afirmativa é boa, mas não dá muito certo na realidade em que vivemos, e principalmente no país em que vivemos, onde existem muitas miscigenações e presenças culturais diversificadas. O sistema se cotas raciais não é o melhor modo de acabar com essas injustiças.

Edson Sílvio 3°C

Maria Eduarda disse...

O fato dos alunos ingressos pelo sistemas de cotas terem pontos de corte menores do que os do sistema universal, é mais um reflexo de como os negros e indígenas não estão sendo bem preparados para o vestibular (sendo todos os candidatos submetidos a mesma avaliação).
Interessante notar que mesmo os alunos de escolas públicas(cotas sociais) obtém maior pontuação do que os
vestibulandos de cotas raciais.
O que demonstra que mesmo em escolas públicas as desigualdades são presentes

Lorena Faleiro disse...

A intenção do sistema de cotas ao ser adotado como medida afirmativa foi diminuir as desigualdades sociais presentes no país. Nossa história começa desde a escravidão. Logo após a abolição da mesma, as populações negras ficaram sem ter pra onde ir e constituíram as periferias, classes mais baixas da população. Essa situação ainda se reflete muito nos dias de hoje. É mais comum ver um negro de uma classe social mais baixa e um branco que pertença a uma classe mais alta.
Em conseqüência disso, percebe-se maior entrada de jovens brancos nas universidades justamente por pertencerem à classes mais altas, freqüentaram melhores escolas e terem maior conhecimento e mais chances de ingressar no Ensino Superior que os negros ( genericamente falando, pertencentes às classes mais abastadas).
Dessa forma, facilitar o acesso de negros nas universidades seria o mesmo que ingressar pessoas de classe social mais baixa nas mesmas e assim, depois de um período, haveria resultados da diminuição da desigualdade social que é percebida no Brasil. Entretanto, ao longo dos anos o país passou por diversas mudanças. Somos hoje um povo intensamente misturado. Entre negros, morenos, pardos, brancos e muitas outras cores, não há como fazer uma distinção justa de quem pode ou não entrar nas universidades pelo sistema de cotas.
Além disso, passamos de um país subdesenvolvido para um país emergente. A economia está crescendo e os empregos aumentaram. Isso possibilitou maior mobilidade social, acarretando a diminuição da pobreza brasileira.
A situação mudou muito. Por isso, não vejo as cotas raciais uma alternativa que atenda seu principal objetivo, que é a diminuição das desigualdades sociais. Outrossim, pode ser considerada uma medida racista, pois mostra, mesmo que de forma indireta que o negro possui menor capacidade intelectual que uma pessoa branca.
Sou a favor das cotas sociais. Entretanto, também não é a melhor iniciativa. São medidas de curto prazo e que só resolvem o problema parcialmente. Pois, já está claro que as desigualdades só diminuirão quando os governos reservarem grandes investimentos para a educação em todos os níveis, e não apenas para o Ensino Superior como acontece atualmente.
Lorena Mendonça Silva 3º ano B

Luana Nunes disse...

As ações afirmativas com certeza são necessárias nos dias de hoje para acabar, ou pelo menos diminuir, as desigualdades que ainda existem em nossa sociedade. Algumas dessa iniciativas são as cotas oferecidas pelas universidades publicas para os estudantes negros ou de baixa renda. As cotas raciais causam muitas divergências pois facilitam o ingresso de estudantes negros no ensino superior, tirando a vaga de outros que se esforçaram para conquista-la e não conseguiram, pois a nota de entrada dos cotistas foi abaixo da media de corte.Muito já se falou de preconceito, de raças e isso já está mais do que ultrapassado, pois todos são igualmente capazes independente da cor da pele.
Pode-se concluir então que, embora essas ações afirmativas sejam necessárias, elas acabam por estimular a discriminação por parte dos que saem "prejudicados" e não cumprem seu objetivo principal que é acabar com todos os preconceitos intrínsecos na sociedade.

Luana Nunes 3ºC

Larissinha... disse...

O Brasil é considerado um dos paises mais racistas do mundo, porém não assume socialmente essa posição. Os governantes então decidem aderir como ação afirmativa o sistema de cotas; sistema esse que tem gerado muito caos e tem ainda mais causado a desigualdade entre brancos e negros. No Brasil o nivel de preconceito racial vem subindo e tem gerado dados alarmantes segundo a CUT de cem pessoas intrevistadas mais de quatro por cento dos intrevistados assumiram que tem preconceito racial, dado esse que á algum tempo era de praticamente zero. Com a aprovação de cotas esse indice tende a se elevar muito mais pois os universitarios não cotistas estão cada vez mais revoltados com o sistema aderido que tira vagas de muitos que passaram por merito e estudo. Aumentando ainda mais o preconceito e o racismo a desigualdade no Brasil tende a crecer e com isso o sistema de cotas acabará entrando em contradição. Ao invez de inserir o negro na sociedade ele sera cada vez mais excluido. Os negros não são e não tem maior importancia que os brancos por isso igualdade para todos.
Larissa 3ºB

Andressa De Freitas Ribeiro disse...

Totalmente CONTRA.
A cor da pele não diminui a capacidade mental de um ser humano...Ser negro não é doença,nem mesmo alguma deficiência mental/física.Assim criado o sistema de cotas estão ampliando o preconceito contra pessoas negras,que possa ser competentes como qualquer outra pessoa (branca).Em vez do GOVERNO criar "cotas" para beneficiar os negros, deveriam investir em melhorias nos sistemas de ensino público, para dar capacidade em que todos possam entrar em uma Universidade,fazendo com que todos possa conseguir seu próprio méritos.A partir do momento em que for melhorado,o estudo público, e todos passarem a ter igualdade no ensino, terá facilmente um acesso a Faculdade,quanto brancos ou negros,principalmente para aquelas pessoas que não possue condições financeiras para efetuar o tal pagamento.
Se as constituição dizem que somos todos iguais perante a Lei,sem mesmo distinção de natureza,porque essa de que os negros terão prioridades em Faculdades?Porque então não podem fazer uma Faculdade por competência,por estudo?

Lucas Pereira disse...

Como já foi dito as cotas raciais fazem parte das Ações Afirmativas, e os negros foram o grupo mais prejudicado no passado, como todos sabem, visando o Brasil não podemos esquecer que ele foi o um dos últimos a abolir a escravidão, e será que esse passado realmente não tem relação nenhuma com a situação em que vivemos hoje e deve ser deixado para trás?

Uma vez reconhecido o racismo, não podemos deixar de discutir como acabar com o preconceito contra a população negra, como acabar com essa linha que separa negros e brancos, daí surge a questão das cotas raciais, não só para dar sonho a quem nunca sonhou em ser um Doutor, mas também para dar oportunidade a sociedade de terminar com o insulto social de achar que os negros jovens que andam com roupas caras e carros importados, não são marginais e sim doutores. Existem a anos programas para jovens pobres independente da raça (como as cotas sociais), mas é comprovado por pesquisa que esses programas atingem na maioria os jovens pobres brancos, um dos fatores que dizem que é responsável por isso é toda a tradição de negação de direitos feita pelo Estado no decorrer do século, seus reflexos ainda estão presentes.

E com isso sou a favor das cotas raciais, pois acho que é necessário que existam medidas voltadas especificamente para o jovem negro por sua dinâmica histórica diferenciada.

Guilherme Augusto disse...

O sistema de cotas raciais, como ação afirmativa, tem uma importante função de promover reparos aos danos causados pelos preconceitos ao longo da histórias com as diferentes raças em relação ao branco que desde a época da escravatura, obtinha certo domínio das ações do país enquanto os negros eram escravos.
Esse sistema seria um importante passo na integração de outras raças a sociedade em que vivemos, porque não podemos negar que o preconceito é existente, e muitas vezes essa discriminação resulta em falta de oportunidades de emprego e de estudo nas universidades, o que implica em grandes problemas sociais em nossos país, aliás, são vários.
É também uma boa maneira de reparar os danos passados que até hoje refletem na população de hoje, o que deu as outras raças que não fossem como a branca, uma idéia de inferioridade como se o branco sempre tivesse a razão e devesse possuir mais direitos, como se as outras raças não pudessem ter os mesmos sonhos. Como se elas não pudessem alcançar seus objetivos e conquistar seu espaço.
Portanto essa ação afirmativa, vem com esses e vários outros propósitos nos quais se deve mudar a realidade injusta em que vivemos, pois ninguém é melhor por ter a causa de cor e sim pelo caráter a coragem de seguir em frente.

Guilherme Augusto 3° ano A

Winicius disse...

As cotas raciais são um modelo de ação afirmativa que vem levando muita confusão para as universidades pois com esse novo sistema o governo quer que as universidades coloquem os brancos e os negros com a mesma porcentagem pois está havendo uma discriminação muito grande com os negros.
Isso seria um tragedia pois as pessoas que lutaram para chegar la vão ter que disputar vaga com pessoas que nem sequer está lutando.
E como se diz o governo luta para acabar com a discriminação nas universidades mas acaba gerando mais conflito entre as pessoas além disso o governo deveria também fazer outras coisas tipo melhorar a nossa educação.Eu sou totalmente contra as cotas pois mesmo melhorando algum lado vai piorar o outro.

Winicius Faria de Sousa 3°B

Winicius disse...

Cotas raciais é uma ação afirmativa que o governo vem tendo implantar nas universidades com o proposito de que não haja discriminação mas isso vem gerando muito conflito pois o governo quer colocar os negros em destaque juntamente como um branco mas isso só poderá acontecer se o negro conseguir alcançar o seu objetivo.
Eu mesmo sou totalmente contra as cotas raciais pois se uma pessoa luta pra conseguir um vaga e vem outro com uma media mais baixa do que a do outro ele consegue entrar na universidade pelo sistema de cotas.O governo mesmo querendo acabar com o preconceito nas universidades vem gerando mais confusão pois se o negro tem o direito o branco também quer ter e por isso gera conflito.

Winicius Faria de Sousa

Renata Elisa disse...

Realmente a proposta do sistema de cotas raciais é muito falha, pois de certa forma fere diversos preceitos fundamentais de artigos da Constituição Federal, tais como, “Igualdade (artigo 5º, incisos I), Legalidade (inciso II), direito à informação dos órgãos públicos (XXXIII), combate ao racismo (XLII) e devido processo legal (LIV)”. Além disso, são feridos os princípios da legalidade, da impessoalidade, da razoabilidade, da publicidade e da moralidade, consequentes do princípio republicano “(artigo 37, caput); direito universal à educação (artigo 205); igualdade nas condições de acesso ao ensino (artigo 206, caput e inciso I); autonomia universitária (artigo 207, caput); princípio meritocrático – acesso ao ensino segundo a capacidade de cada um (artigo 208, inciso V)”.
Outro fato é a questão de ser uma grande ofensa aos estudantes, pois esses se não forem da “raça certa”, terão mais dificuldades que outros para ingressarem nas universidades, ou seja, tudo será mais concorrido. Mais um fator extremamente importante é que não se pode propagar a ideia de que todo negro é pobre e que todo branco é rico, pois essa analogia é inadmissível e inaplicável, principalmente porque o Brasil é um país capitalista, e posição social/econômica é o que há, ou seja, são elas que ditam as regras, e essas não possuem cor.
Enfim o que realmente importa é o que nós recebemos desde pequenos, ou seja, a educação dada por nossos pais, e é a partir deste preceito que se pode basear o nosso futuro, onde esse pequeno início é de suma importância, pois sem ele é nítido o fracasso.

Renata Elisa Batista 3ºB

Anônimo disse...

Apartir de 9 de novembro de 2001, diacordo com a lei 3.708/01, foram estipulados 40% das vagas para negros e pardos no Rio de Janeiro depois estados como Bahia e Distrito Federal aderiram o mesmo sistema.
Com a reserva de vagas para negros, tentam acelerar o processo de inclusão social, as pessoas contrárias às cotas, não querem dividir seu espaço nas universidades, com pessoas que tem um pouco a mas de melanina.
As nossas políticas tradicionais, não fazem nada para acabar com o racismo na sociedade brasileira, a simples razão para haver o sistema de cotas é a erradicação do racismo, mesmo com este sistema de avaliação os negros tem mas dificuldade para ganhar seu espaço no mercado de trabalho.
E o rendimento acadêmico dos cotistas, em geral, não é diferente dos alunos que entraram pelo sistema universal, as cotas têm contribuído para combater o clima de impunidade diante da discriminação racial no meio da sociedade brasileira.
De acordo com uma pesquisa do Data Folha 65% das pessoas pesquisadas estão a favor da existência de cotas, mas o certo a se fazer não seria cotas raciais, mas sim cotas sociais.

Rafael Silva 3º C

Cadu disse...

To postando meu comentário de novo porque o meu saiu bagunçado.

As cotas raciais são um modelo de ação afirmativa implantado em alguns países para amenizar desigualdades sociais, econômicas e educacionais entre raças com no minimo 20 por cento reservas
das vagas nas Universidades Públicas, deixo claro que meu posicionamento é contra as cotas raciais.
No meu entender, vem pra causar racismo entre a população com atitudes que privilegiem determinados grupos sociais representa uma ironia, privilégios a grupos específicos significa identifica-los como menos
capazes que os demais.
Assegurar que cotas raciais recuperam a idéia, de que o ser humano se divide em raças,oficializando aquilo que se quer combater no país. Sempre dividem negativamente as sociedades onde são implantadas, gerando o ódio das pessoas que não entraram na Universidade, apesar de terem obtido uma nota maior ou igual do que os cotistas nas provas de vestibular um erro isso.
Segundo Universidades muitas vagas para cotistas não são prenchidas quando abertas, seria a falta de interesse dos próprios cotistas ou por não correrem atrás, que com isso sem as cotas raciais essas vagas poderiam ser prenchidas com certeza por outros
participantes.
Sendo assim o sistema de cotas raciais para negros nas universidades federais discrima um tal branco mais pobre, então superar uma injustiça produzindo outra não parece ser o melhor caminho para as Universidades. Não as Cotas Raciais !

Carlos Eduardo ( Cadu ) 3° ano ''C''

LORENA disse...

Na minha humilde opinião,eu acho que o Sistema de Cotas Raciais está longe de ser uma solução.
Muito pelo contrário;isso pode gerar um grande problema na sociedade,pois os negros tendo uma espécie de "vantagem" em uma faculdade pode despertar raiva de muitos outros estudantes. Já imaginou um grupo de estudantes fazendo um protesto contra as Cotas Raciais ? E pelas minhas pesquisas isso não está muito longe de acontecer. Muitos estudantes estão revoltados,pois muitos deles perderam suas vagas para negros. Em alguns casos a raiva é por puro preconceito,mas em outras não. Muitas vezes pode ser por ressentimento por ter perdido uma vaga que há muito tempo sonhavam em conseguir.
Eu sou a primeira da fila quando o assunto é acabar de uma vez por todas com o preconceito,pois pra mim todos somos iguais,não importa cor,raça ou classe social. Mas agindo dessa forma,dando "vantagens" para os negros,só mostra que há sim uma separação de raças e isso não é o que o mundo precisa.A educação é a área que jamais deveria entrar Cotas Raciais,pois é nela que se deve mostrar a igualdade não importa a cor da pele,mostrar que todos têm direito a uma boa educação.Cotas raciais NÃO vão acabar com o preconceito.Aquele que acredita que esse é o caminho mais curto para chegar a essa Revolução Racial- aquela que vai decretar que todos são iguais- está se iludindo e iludindo membros da sociedade. Os negros sofreram e ainda sofrem para conseguir um lugar na sociedade,as cotas raciais é só mas uma tentativa inútil,pois vai agir de uma forma totalmente contrária;em vez de resolver,só vai dificultar ainda mais a situação.

LORENA disse...

Na minha humilde opinião,eu acho que o Sistema de Cotas Raciais está longe de ser uma solução.
Muito pelo contrário;isso pode gerar um grande problema na sociedade,pois os negros tendo uma espécie de "vantagem" em uma faculdade pode despertar raiva de muitos outros estudantes. Já imaginou um grupo de estudantes fazendo um protesto contra as Cotas Raciais ? E pelas minhas pesquisas isso não está muito longe de acontecer. Muitos estudantes estão revoltados,pois muitos deles perderam suas vagas para negros. Em alguns casos a raiva é por puro preconceito,mas em outras não. Muitas vezes pode ser por ressentimento por ter perdido uma vaga que há muito tempo sonhavam em conseguir.
Eu sou a primeira da fila quando o assunto é acabar de uma vez por todas com o preconceito,pois pra mim todos somos iguais,não importa cor,raça ou classe social. Mas agindo dessa forma,dando "vantagens" para os negros,só mostra que há sim uma separação de raças e isso não é o que o mundo precisa.A educação é a área que jamais deveria entrar Cotas Raciais,pois é nela que se deve mostrar a igualdade não importa a cor da pele,mostrar que todos têm direito a uma boa educação.Cotas raciais NÃO vão acabar com o preconceito.Aquele que acredita que esse é o caminho mais curto para chegar a essa Revolução Racial- aquela que vai decretar que todos são iguais- está se iludindo e iludindo membros da sociedade. Os negros sofreram e ainda sofrem para conseguir um lugar na sociedade,as cotas raciais é só mas uma tentativa inútil,pois vai agir de uma forma totalmente contrária;em vez de resolver,só vai dificultar ainda mais a situação.

LORENA disse...

Na minha humilde opinião,o Sistema de Cotas está longe de ser uma solução.Muito pelo contrário.Dar uma espécie de "vantagem" para estudantes negros pode despertar uma raiva muito grande nos outros estudantes. Já imaginou se esses estudantes resolvem protestar contra as Cotas Raciais ? Pelas minhas pesquisas isso infelizmente não está muito longe de acontecer. Muitos estudantes estão revoltados por causa dessas cotas. Alguns por puro preconceito,outros porque perderam suas vagas que há muito tempo vêm sonhando em conseguir,para aqueles que não precisaram estudar tanto quanto eles. A Educação é a área que jamais deveria ter aderido esse tipo de programa,muito pelo contrário,deveria ter aderido programas para deixar claro que todos merecem educação igual,independente da cor da pele. Sou a primeira da fila quando o assunto é acabar de uma vez por todas com o preconceito,por que para mim todos são iguais não importa cor ou raça. Acho que o sistema de cotas foi uma tentativa desesperada de compensar os negros depois de tudo que eles sofreram.Mas compensar o passado pode comprometer o futuro,pois o preconceito tende a aumentar com essas cotas. Aqueles que acham que esse sistema pode chegar a uma Revolução Racial- aquela que vai determinar que todos são iguais-está se iludindo e iludindo membros da sociedade. Portanto se querem mesmo acabar com o preconceito,devem inventar programas que sejam iguais para todos,pois a sociedade precisa de igualdade,não te vantagens por causa da cor da pele.

Jordana disse...

Os negros hoje representa mais da metade da população brasileira, os mesmos muitas vezes são discriminados e julgados indevidamente.
O sistema de cotas seja raciais quanto sociais são ações afirmativas que tem como objetivo inserir grupos de pessoas nas universidades, essas pessoas são pessoas de baixa renda e negros.
Na UNB os negros representam 2% dos estudantes, a universidade declarou que aderiu o sistema de cotas devido ao alto indice de negros no Brasil; afirmaram que os negros reprentam uma sociedade marginalizada que na falta de recursos financeiros acaba se submissos a empregos subalternos e com salario relativamente baixo.
Na minha opinião o sistema de cotas raciais tem sido um grande passo nas universidades brasileira, na mairia das vezes o negro não pode pagar por um estudo avançado e o sistema surgiu justamente para isso, segundo dados de uma pesquisa realizada na UNB 57,7% dos negros tem renda faliar de menos de 1500 reais engranto minoria que são os brancos desfrutam de uma renda de mais de 2500 reais. O sistema de cotas raciais é vista por mim e por muitos outros como um pagamento de divida historica que o Brasil tem com os negros tazidos da Africa e escravizados pelos colombos, os negros foram torturados e massacrados, negro não era "gente" portanto mesmo depois de libertos sofreram até conseguirem um espaço na sociedade. E mesmo com todos os ganhos aindam sofrem com preconceito e discriminação. Assim como cotas raciais sou a favor de cotas sociais que favorecem pessoas de "zero" renda vamos dizer assim, são pessoas de classe baixa que querem um futuro melhor mas não tem condições financeiras de pagar uma faculdade. O sistema de cotas sociai tende a ingressar o aluno na faculdade e garantir um futuro melhor.
Jordana 3ºB

Larissinha... disse...

Como ja disse em comentarios anteriores sou estremamente contra o sistema de cotas raciais porém acho o sistema de cotas sociais um pouco mais maléavel e aceitavel. È destinada a alguns candidatos que atendam a alguns requisitos que são aprovados no ato da matrícola; alguns destes são: Que o candidato tenha cursado todas as séries na rede pública, não possua outro ensino superior, o valor da renda bruta per capta não ultrapasse um salário e meio, tenha despesas e bens compatíveis com a renda declarada. Além dessas e outras questões o sistema de aprovação é muito mais rigoroso. Segundo a UEM caso algum desses documentos não serem legítimos o candidato perde automaticamente o seu curso em qualquer período, ou em casos mais graves o aluno pode perder seu diploma, ele será considerado inválido, piorando ainda mais pode sofrer punições segundo o art.299 do Decreto Lei n.º 2.848, de 7 de dezembro de 1940 (Código Penal).
Com todas essas exigências não é pra menos que eu seja a favor afinal tudo que se conquista fácil não é aproveitado e logo perde-se o valor.

"O estudo é a unica riqueza que não podem nos roubar, portanto estudemos bastante para que tornemos bons profissionais e ótimos colegas" Larissa

Larissa Vieira 3ºb

Matheus Costa disse...

A presença de cotas raciais nas universidades é algo extremamente incorreto em uma sociedade que busca acabar com as segregações raciais. Como pregar uma nova política de inserção de pessoas sendo que essa nova idéia faz com que haja uma descriminação e um pesamento racista? As ações afirmativas devem sim ser implantadas em nossa sociedade, porém, cotas raciais não foram e nunca serão o caminho para se chegar a tal objetivo. Já as cotas sociais deveriam ser de extrema importância no desenvolvimento de nosso país, mas não há a ação necessária de nosso governo, que aliás é o grande vilão de toda a história. Não haveria tantas diferenças sociais em nosso país se houvesse a presença de um ensino público de verdadeira qualidade!

Matheus da Costa Argollo 3ºC

wanessa disse...

As cotas raciais foram criadas para buscar um caminho de igualdade.Que igualdade vos pergunto?
Classificar por cor nos brasileiros filhos de uma mesma terra de um mesmo pai ...
Segundo o IBGE nós somos classificados por: brancos , pardos , negros , indígenas e amarelas; então porque temos o mesmo coração o mesmo sangue vermelho?
Esta lei afirmativa porém se utiliza de argumentos pela cor na minha opinião raciais nenhum pouco sociais , de fato que os distinguidos como negros acabam levando vantagens acadêmicas sobre os outros estudantes; de fato que um negro que tira 60 pontos entra na UNB e um branco que tira 110 não entra....
E dentro das Cotas Raciais aonde esta a Igualdade?

Michele Silva disse...

Sou contrária ao sistema de cotas racias.Benificar um negro pela cor da pele também e racismo,está certo que os negros sofreram bastante maus-tratos e na época da escravidão e continuaram sofrendo preconceitos depois que ela acabou, mas hoje em dia o preconceito diminuiu bastante e não há justificativas em dar cotas para negros pensando numa injustiça que acontecia há mais de um século.Existe também muitos negros de classe alta que se benificiam por meio dessas cotas, as cotas demostram que negros não tem competência para concorrer com um "branco" sem esse sistema.
Michele Abreu Silva 3° B

Mara disse...

O Brasil é um pís fortemente marcado por desigualdades, devido ao histórico da escravidão.
Tem-se tentado mudar o refexo de problemas do passado, como através da criação do Sistema de Cotas Raciais,que visa a inserção de negros nas universidades.A conquista de uma vaga no ensino superior é refexo de muita dedicação estudantil, o que vem acontecendo com o sistema de cotas é que alunos que se dedicaram para passar em uma universidade federal tem perdido a vaga para um cotista, como ocorreu com Getúlio Ost, na UFRGS- Veja 2009.
Isso resulta em desmotivação por parte do aluno que estudou e perdeu sua vaga para um aluno que foi favorecido devido sua raça.
Isso não deve existir, o primeiro passo para acabar com o preconceito é destruir o critério raça, e criar o sistema baseado na renda, para que também inclua pessoas brancas e sem condições financeiras, o que concerteza será mais democrático.

Mara Regina 3°C.

Anônimo disse...

Sou a favor das cotas, com muito orgulho os negros tem que ganhar seu espaço não só nas universidades, mas em empresas e vários outros lugares, somos todos iguais, perante a DEUS e na lei!!!
Rafael Silva 3ºC

Victor Levy disse...

estabelecer cotas para negros, é a mesma coisa de separá-los de nós considerados 'bracos'. Cota para quem estudou a vida inteira em uma escola pública com certeza seria o correto.Pois os alunos de redes públicas apresentam diferenças na preparação que antecede o vestibular,porém o negro não se direfe de nós na inteligência e é capaz , tanto quanto nós de passar em um vestibular. Separá-los de nós isso sim seria um ato de racismo, pois é como se eles fossem inferiores, e isso não é verdade. Essa cota para negros poderia estar muito bem investida àos alunos de escola pública que com certeza mereceriam esse mérito.
Victor Levy 3°A

Victor Levy disse...

Sou contra,estabelecer cotas para negros, é a mesma coisa de separá-los de nós considerados 'bracos'. Cota para quem estudou a vida inteira em uma escola pública com certeza seria o correto. Sou totalmente a favor pois os alunos de redes públicas apresentam diferenças na preparação que antecede o vestibular,porém o negro não se direfe de nós na inteligência e é capaz, tanto quanto nós de passar em um vestibular. Separá-los de nós isso sim seria um ato de racismo, pois é como se eles fossem inferiores, e isso não é verdade. Essa cota para negros poderia estar muito bem investida àos alunos de escola pública que com certeza mereceriam esse mérito.

Maria Eduarda disse...

Quero parabenizar as professoras Auxiliadora e Danielle pela iniciativa que tiveram de propor um debate interdisciplinar com um tema tão atual e polêmico. O debate,creio eu,enriqueceu a nossa capacidade de persuasão e também favoreceu a prática de redigir textos.
A troca de opiniões entre os alunos, assim como a coletânea,ao meu ver, ampliou o nosso entendimento sobre o assunto e possibilitou um caminho que vai além do conhecimento curricular obrigatório, o exercício da cidadania.

Obs: Obrigada também a Virlene por facilitar nosso acesso ao meio virtual.

Maria Eduarda disse...

Para concluir minha participação no debate e ressaltar minha opinião, convido a todos para lerem uma trecho
de Oração aos Moços, do intelectual brasileiro Ruy Barbosa.

“Não há no universo duas coisas iguais. Muitas se parecem umas às
outras. Mas todas entre si diversificam. Os ramos de uma só árvore, as
folhas da mesma planta, os traços da polpa de um dedo humano, as
gotas do mesmo fluido, os argueiros do mesmo pó, as raias do espectro
de um só raio solar ou estelar. Tudo assim, desde os astros, no céu, até
os micróbios no sangue, desde as nebulosas no espaço, até aos aljôfares
do rocio na relva dos prados”
A regra da igualdade não consiste senão em quinhoar desigualmente aos
desiguais, na medida em que se desigualam. Nesta desigualdade social,
proporcionada à desigualdade natural, é que se acha a verdadeira lei da
igualdade. O mais são desvarios da inveja, do orgulho, ou da loucura.
Tratar com desigualdade a iguais, ou a desiguais com igualdade, seria
desigualdade flagrante, e não igualdade real. Os apetites humanos
conceberam inverter a norma universal da criação, pretendendo, não dar
a cada um, na razão do que vale, ,mas atribuir o mesmo a todos, como se
todos se equivalessem”.

Uma brasileira.

Anônimo disse...

As cotas raciais, realmente têm trazido muita discussão, pois não são todos que concordam com seu funcionamento. Com o objetivo de diminuir a desigualdade social e ingressar alunos negros nas universidades, essas ações afirmativas estão na verdade gerando mais preconceito e criando um certo 'ódio' de alunos brancos para com negros. A criação das cotas raciais não são uma forma de acabar com o preconceito, pois se há privilégio para os negros, quer dizer que eles são diferentes, incapazes, e isso nos leva a crer que os brancos são superiores à eles. Por isso, sou totalmente contra. Inclusive acho que a quantidade de melanina em uma pessoa, não determina sua inteligência ou sua capacidade de conseguir se ingressar em uma universidade.
Como muitos são a favor das cotas, devido ao fato de a maioria dos negros não terem condições financeiras para um estudo melhor, acho que o governo poderia investir na melhoria do ensino das escolas públicas. Assim, os estudantes de baixa renda (que são na maioria negros), teriam a mesma oportunidade que os brancos de um estudo mais avançado. Com isso não haveria mais desculpas de que negros são incapazes, pois todos teriam acesso ao mesmo nível de educação. Se houvesse esse melhor investimento no ensino público e fosse feito um sistema de seleção melhor para as cotas, tantas discussões e conflitos poderiam ser evitados.

/ Isadora Fortunato, 3°Ano "A"

Yago Danilo disse...

Dentre as pessoas que são a favor das cotas raciais, o principal argumento usado para defender sua posição é a questão de através das cotas obter igualdade entre as raças na nossa sociedade, o que na minha opinião é totalmente contraditório, pois não há como obter igualdade beneficiando apenas um grupo.
Outro fator a se destacar em relação as cotas, é que no processo de análise para determinar se uma pessoa pode ou não entrar no sistema de cotas, pode ocorrer uma margem de erro (justamente devido a miscigenação de raças que ocorreu no passado histórico do nosso país), na qual uma pessoa que possui uma árvore genealógica com maior número de antepassados brancos do que negros, pode ser considerada negra, justamente por conter uma pele negra e não por seu histórico familiar.

Yago, 3º ano A.

Yago Danilo disse...

O negro na nossa sociedade geralmente é associado a população de baixa renda, que ao buscar o ensino superior não consegue sustentar o estudo em uma universidade particular, tendo assim que buscar o ingresso na universidade pública, o que de fato é muito difícil, pois geralmente não receberam uma educação de qualidade.O fato é que dentre a população de baixa renda do Brasil também existe um grande número de brancos, e que também não tiveram uma boa educação e não possuem condições para pagar uma universidade particular, sendo tambem levados a buscar a universidade pública.O que mostra que as cotas raciais são injustas, pois irão facilitar o ingresso do negro, mais não o do branco, mesmo estando nas mesmas condições financeiras.
Desta forma, eu sou a favor das cotas sociais relacionadas a renda, pois de acordo com elas, não importa se uma pessoa é negra, branca, parda, o que importa é a situação econômica desta pessoa.
O caminho para que haja igualdade não é a criação de cotas raciais, mais sim o investimento em políticas para a população, garantindo assim a todos uma educação , moradia, alimentação e outros recursos de qualidade.

Yago, 3° ano A.