terça-feira, 8 de maio de 2012

Semana Mazzarello

Madre Mazzarello no filme dirigido por Simone Spada
Festa de Mazzarello - Maria Domingas Mazzarello nasceu em 9 de maio de 1837, em Mornese, Itália. Era a mais velha entre os dez filhos de uma família de camponeses. Teve de aprender a trabalhar duro para ajudar a mãe, Maria, nos trabalhos domésticos. Também auxiliou o pai, José, na lida dos vinhedos. Cristãos fervorosos, os pais tinham grande preocupação com a formação dos filhos, especialmente de Maria Domingas.
                Para isso, contaram com a ajuda do padre Domingos Pestarino, que teve forte influência na formação espiritual da jovem. Em 9 de dezembro de 1855, nasceu, em Mornese, a Pia Sociedade das Filhas da Imaculada, composta por moças escolhidas a dedo por padre Pestarino. Maria Domingas, então com 18 anos, era uma delas. Esse grupo atuava em favor de meninas mais desprotegidas e no trabalho de catequese e acompanhamento às mães cristãs. Nessa missão, a jovem Mazzarello destacava-se pela liderança e alegria com que exercia as tarefas. Durante uma epidemia de tifo, em 1857, Maria Domingas teve que cuidar dos parentes atacados pela doença, mas ela acabou contraindo a doença também. Mesmo tendo se recuperado, ela não teve as mesmas forças de antes, o que a impossibilitou de trabalhar na roça. Como alternativa, ela e Petronila, sua grande amiga e filha da Imaculada, começaram a ter aulas de corte e costura com o alfaiate do lugar.

  Mais tarde, abriram uma pequena oficina de costura no povoado para ensinar o ofício e também a catequese às meninas da região: “Cada ponto da agulha seja um ato de amor a Deus”. Nessa salinha de costura nasceu o Instituto das Filhas de Maria Auxiliadora. Era crescente o número de meninas atendidas, e como algumas não tinham aonde ir, permaneciam ali. Outras moças juntaram-se, e logo um grupo unido pelos mesmos ideal e espiritualidade, formou uma comunidade. Dom Bosco as conheceu no início de outubro de 1864. Percebeu que o sonho de dar às meninas o mesmo que ele fazia pelos meninos poderia realizar-se ali, com aquelas jovens dedicadas. E assim, depois de longa preparação, em 1872, nasceu o Instituto das Filhas de Maria Auxiliadora, a Congregação das Salesianas Irmãs. A irmã Maria Domingas foi logo eleita superiora e confirmada por Dom Bosco. Sob a direção daquela mulher, o Instituto cresceu e expandiu-se primeiramente pela Europa e
Maria Domenica Mazzarello  1837 - 1881

América. Hoje, as salesianas irmãs dedicam-se a jovens em todo o mundo. Madre Mazzarello morreu, no dia 13 de maio de 1881, aos 44 anos. Em 1951, foi canonizada pelo papa Pio XII. Com muita alegria, bem no estilo salesiano, a Igreja festeja Santa Maria Mazzarello no dia 13 de maio. ( Texto publicado no blog Formandas em Ação)





Link de refencia: site das Irmãs Salesianas -  http://www.cgfmanet.org/
Site do filme de Madre Mazzarello : Main- A casa da felicidade 



Nenhum comentário:

Postar um comentário