(ANS – Turim) Fazei algo belo da vossa vida – O Reitor-Mor convida os jovens do Movimento Juvenil Salesiano (MJS) a fazer da própria vida algo belo. Repartindo do tema da Estreia “Vinde e vede”, a mensagem exorta os jovens a serem, em nome de Jesus Cristo, protagonistas na sociedade e na Igreja.
O P. Pascual Chávez, durante a Celebração Eucarística que presidiu na Basílica de Maria Auxiliadora em Turim-Valdocco no dia da solenidade de Dom Bosco, dirigiu a sua mensagem ao MJS de todo o mundo. É uma mensagem proclamada em nome do Santo dos Jovens: “Não posso fazer outra coisa se não falar-vos com o coração do nosso pai Dom Bosco”.
O P. Chávez, substituindo-se a Dom Bosco, lhes conta a experiência de fé e vocação do Santo. Convida os jovens a colherem, em suas vidas, os mesmos elementos que ajudaram João Bosco a crescer: Mamãe Margarida (a família), adultos a quem referir-se, um ambiente de valores humanos e cristãos. “Especialmente quando devia tomar decisões importantes, encontrei outras pessoas que, iluminadas pelo Espírito, me ajudaram a entender que a vida é vocação e empenho de entrega, e me guiaram na escuta do chamado de Deus e na acolhida da missão que Ele me confiava. Valdocco: “um laboratório onde se elaborava cultura vocacional”.
Os jovens são convidados a procurar na família, ou no ambiente que os rodeia, testemunhas e mediadores que “são «o João Batista de cada um». Aqueles que, mais uma vez, nos mostram o Senhor da Vida!”. Jesus pergunta, como fez com os discípulos de João: ‘Que procurais?’”. Os jovens então devem renovar a pergunta já feita pelos apóstolos: “Mestre, onde moras?” e saberem acolher a proposta de Jesus: “Vinde e vede!”.
“Quando vos perguntardes, queridos Jovens, "o que fazer para buscar um sentido pleno para a vida?", olhai para aquele Homem que nos amou até entregar-se totalmente por nós. Ele é o modelo de qualquer projeto de vida e a resposta fiel e plena para qualquer vocação, porque é um Homem intensamente unificado ao redor de um ponto focal”. Ao “homem borboleta”, que se contenta com uma vida efêmera, contrapõe-se o “Homem Rocha” que solidamente radicado “unifica e harmoniza a Sua vida com a vontade do Pai, que orienta cada um dos seus gestos e cada uma das suas palavras, que enche toda a sua ação e a sua oração”.
Aos jovens, que não devem viver a vida como “um simples ciclo biológico”, o Reitor-Mor propõe: “Vós sois chamados a tornar-vos protagonistas na sociedade e na Igreja: ‘vós sois o sal da terra e a luz do mundo’, diria Jesus”.
A
mensagem se aprofunda e se faz proposta: “Sim, caríssimos jovens! ‘Hoje’ Deus precisa de vós para ‘refazer’ o mundo”. A Família Salesiana é um grande ambiente em que inserir-se, confrontar-se, orientando-se para os seus variados modelos de vida: religiosa, consagrada, laical. “Eu rezo por vós, Caríssimos Jovens, para que também hoje muitos de vós se deixem de tal modo fascinar por Deus que se doem totalmente a Ele”.
Aos Salesianos se dirige a exortação a que “possam viver com alegria e fidelidade a grande aventura da paternidade espiritual”.
O texto integral da mensagem do Reitor-Mor aos jovens do MJS pode-se achar em sdb.org.
ANS - Publicado em 31/01/2011